São João da Boa Vista adere ao Programa Alfabetiza Juntos SP

A Prefeitura de São João da Boa Vista aderiu ao Programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas em solenidade realizada terça-feira (20) na Sala São Paulo, na capital paulista. Na ocasião, a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza foi representada pela diretora de Educação, Eloisa Matielo Ribeiro.
A cerimônia também reuniu a primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, o secretário estadual da Educação, Renato Feder, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, deputados, prefeitos, vereadores, dirigentes federais, estaduais e municipais de ensino e representantes da comunidade escolar. Na ocasião, São João aderiu e assumiu o compromisso de alcançar a meta de alfabetização na idade certa.

META
A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até 2026. O Governo do Estado vai enviar material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação. Em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas na rede estadual e em 600 municípios participantes eram considerados leitores iniciantes ou fluentes.

COMO VAI FUNCIONAR
A adesão dos municípios ao Alfabetiza Juntos SP deve ser feita por meio de cadastro no Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). No regime de colaboração entre Estado e prefeituras, a Secretaria da Educação ficará responsável por:
– Formação continuada para professores alfabetizadores, gestores escolares e equipes regionais, concomitante ao início das parcerias firmadas nesta terça. A capacitação será feita em encontros online e presenciais, com formação desenvolvida pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo (Efape);
– Avaliação e monitoramento dos níveis de proficiência em leitura e das estratégias definidas pelos municípios, incluindo participação na próxima edição da Avaliação de Fluência Leitora
– Material didático impresso e complementos em versão digital para todos os alunos e professores dos 1º e 2º anos
– Disponibilização da plataforma de leitura Elefante Letrado para as escolas
– Criação de incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização, monitoradas por meio do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) para 2º e 5º anos do ensino fundamental. A expectativa do Estado é investir R$ 200 milhões nesta ação.

META

COMO VAI FUNCIONAR
– Disponibilização da plataforma de leitura Elefante Letrado para as escolas

WhatsApp Image 2024-02-21 at 15.13.47 WhatsApp Image 2024-02-21 at 15.11.53 (2) WhatsApp Image 2024-02-21 at 15.11.53 (1) WhatsApp Image 2024-02-21 at 15.11.53 WhatsApp Image 2024-02-21 at 15.12.27