Cursinho Popular Sanjoanense: inscrições são prorrogadas para 7 de março

Foram prorrogadas para o dia 7 de março as inscrições do processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de vagas do Cursinho Popular Sanjoanense (CPS). Serão oferecidas 70 vagas a jovens e adultos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído os seus estudos, preferencialmente, em escolas públicas, ou que sejam estudantes bolsistas integral em escolas privadas com a devida comprovação. Haverá reserva de vagas para candidatos com necessidades especiais e para negros, conforme previsto no edital.
As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, mediante o preenchimento de formulário online disponível no site:  https://saojoao.sp.gov.br/cursinho-popular-sanjoanense-edicao-2024

IMPORTÂNCIA
Fruto da parceria entre a Prefeitura de São João da Boa Vista, o Instituto Federal, Academia de Letras, Unesp e Unifae, o Cursinho Popular Sanjoanense tem mudado a vida de vários jovens e adultos que buscam ingressar no ensino superior. O CPS visa suprir uma lacuna na educação local que, há anos, não tem cursinhos pré-vestibulares noturnos, quer na iniciativa pública, quer na rede particular, com uma grade de matérias compatível com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com os mais concorridos vestibulares brasileiros, dando oportunidade de estudos intensivos aos estudantes interessados. “O estudo é o principal alicerce do desenvolvimento humano. Diante disso, o Cursinho Popular é uma iniciativa de grande importância e que tem transformado vidas, pois abre oportunidades para que muitos possam participar de vestibulares e realizarem o sonho de iniciarem um curso superior”, destacou a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza.

MUDANDO VIDAS
O Cursinho Popular Sanjoanense é uma das iniciativas da Prefeitura de São João da Boa Vista de maior sucesso na Rede Municipal de Educação. Em 2022, 29 alunos foram aprovados em 31 vestibulares. Ano passado, 38 estudantes conquistaram vagas em 54 provas. Com este resultado, o município tem atualmente estudantes em universidades estaduais e federais, além de bolsistas na Unifae, que é o melhor Centro Universitário do Brasil entre as autarquias.

MAIS INFORMAÇÕES
Para saber mais informações ou tirar eventuais dúvidas, os interessados devem entrar em contato com o Departamento de Educação por meio do e-mail: [email protected].