Equipe de Proteção e Bem-Estar Animal participa de capacitação

A equipe do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal está participando de um curso especial, voltado especificamente a abordagem comportamental e linguagem animal. A capacitação é ministrada pelo instrutor Charles Rodrigo Cruz, do canil Cruz Kennel.
Durante as aulas, a equipe recebe orientações sobre comportamento canino, contenção, manejo e a leitura corporal animal. Também aprende sobre as funções de cada equipamento utilizado nessas ações e como agir em intercorrências na rua e no canil.
De acordo com Charles, a importância da capacitação profissional na abordagem de cães na hora da captura é fundamental para garantir a segurança tanto do servidor quanto do animal. “Ao lidar com cães, é essencial ter conhecimento sobre o comportamento canino, técnicas de manejo e estratégias de abordagem adequadas. Através da capacitação, o profissional adquire habilidades e conhecimentos necessários para lidar com diferentes situações, desde cães agressivos até cachorros assustados ou traumatizados”, comentou.
Segundo o médico-veterinário Willian Silva, diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, a abordagem correta na hora da captura é crucial para evitar acidentes e minimizar o estresse do cão. “O profissional capacitado sabe como se aproximar de forma segura, utilizando técnicas de contenção adequadas e respeitando os limites do animal. Além disso, ele é capaz de identificar sinais de desconforto ou agressividade no cão, evitando situações de perigo”, observou. “Essa capacitação é muito importante e já estamos programando mais um curso para o segundo semestre”, destacou o diretor.