São João conquista Qualificação I no Programa Município VerdeAzul

Procurando aprimorar cada vez mais sua agenda ambiental, São João da Boa Vista alcançou a Qualificação I no Programa Município VerdeAzul (PMVA). Instituída pelo Governo do Estado de São Paulo, essa iniciativa visa capacitar e estimular as prefeituras paulistas implantarem uma agenda ambiental estratégica. Para isso, os municípios são avaliados pelas suas ações ambientais, estipuladas por meio de 10 diretivas.
Na terça-feira (19), o governo estadual promoveu o evento de encerramento do PMVA no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista. Na ocasião foi divulgado o ranking de desempenho das cidades e São João da Boa Vista pontuou nas 10 diretivas, tendo um avanço que não se via desde 2014. Conforme a avaliação, o município aprimorou nos quesitos Educação Ambiental, Arborização Urbana, Qualidade do Ar, Biodiversidade e Uso do Solo. São João destacou-se, principalmente, na obtenção de notas máximas nas Diretivas de Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Gestão de Águas e Esgoto e Resíduos Sólidos. Como resultado alcançou a 26ª colocação no Ranking de Municípios que tem entre 50.000 a 99.999 habitantes.

IMPORTANTE CONQUISTA
Durante a solenidade, São João da Boa Vista foi representada pelo engenheiro ambiental Rafael Augusto da Silva Matos e o chefe da Seção de Fiscalização Ambiental, Danilo Vieira Cardozo França, os quais estiveram acompanhados de Natália Américo da Silva, diretora em substituição do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento.
“Para nós, a Qualificação I é uma importante conquista, a qual demonstra que com o apoio da prefeita Teresinha, a Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, tem trabalhado verdadeiramente uma agenda ambiental em benefício de todos, com ações reais em prol do desenvolvimento ambiental do município. A equipe de interlocutores do PMVA está empenhada e pretende avançar ainda mais nos próximos anos”, afirmou Natália.

AUTORIDADES PRESENTES
Além dos representantes municipais, participaram da solenidade o governador Tarcísio de Freitas; Fernando Chucre, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente; José Amaral Wagner Neto, secretário executivo de Infraestrutura e Meio Ambiente; Patrícia Iglecias, presidente da Cetesb; Eduardo Trani, subsecretário de Meio Ambiente; Cassiano Avila, subsecretário de Infraestrutura e Paulo Delgado, coordenador do Programa Município VerdeAzul.

WhatsApp Image 2023-12-21 at 18.33.29 WhatsApp Image 2023-12-21 at 18.33.18