Procon Municipal alerta moradores para golpe de cobranças falsas por telefone

O Procon de São João da Boa Vista informa que golpistas estão entrando em contato com consumidores em nome do órgão. Somente na manhã desta quarta-feira (24), cinco moradores entraram em contato para retirarem “falsos boletos”.

Os dois números de telefone utilizados pelos golpistas são de DDD 19 e com finais 8962 e 1393. Eles se identificam como funcionários do Procon ou como Dra. Paula.

Durante as ligações, os golpistas informam que existem boletos a serem pagos em nome dos consumidores e que os mesmos devem ser retirados na sede do Procon, geralmente em horário fora do atendimento ao público.

Como o consumidor não consegue ser atendido, é solicitado que seja efetuada transferência por meio de PIX para a conta da suposta funcionária e, assim, a mesma realizará os devidos pagamentos. O Procon informa que a tal funcionária não existe.

“Não realizamos esse tipo de contato. Pedimos para que os consumidores e comerciantes, que vierem a receber estas ligações, não realizem qualquer pagamento. Orientamos que as vítimas busquem identificar os golpistas, solicitando informações sobre a pessoa do outro lado da linha e que se dirija até a autoridade policial para registro de ocorrência. Qualquer informação é válida”, explica Paulo César Daniel da Costa, chefe do setor de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura de São João.

O Procon reitera ainda para que os consumidores não realizem qualquer pagamento ou transferência bancária via PIX em nome do órgão. Em caso de dúvidas, as possíveis vítimas podem entrar em contato no telefone (19) 3631-7645.