Procon de São João da Boa Vista adere ao Mutirão Renegocia

O PROCON de São João da Boa Vista aderiu ao mutirão de negociação de dívida Renegocia!. Trata-se de uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), entre os dias 24 de julho a 11 de agosto, quando será promovido um grande mutirão nacional para auxiliar os brasileiros que estão enfrentando dificuldades financeiras.

A iniciativa tem como objetivo auxiliar os endividados a regularizarem suas situações financeiras e buscar soluções para o pagamento de suas dívidas. Um dos principais enfoques desse mutirão é a prevenção do superendividamento, com a garantia do mínimo existencial.

O mutirão é para atender consumidores com dívidas de um modo geral, não só bancárias, mas dívidas com lojas, de água, de luz. O objetivo é garantir que as pessoas consigam recuperar o crédito e, com isso, condições melhores de fazer pagamentos. Como consequência, diz o governo federal, também servirá para melhorar a economia na medida em que o crédito é o elemento propulsor para o crescimento econômico.

O Renegocia! é uma iniciativa que visa criar um ambiente favorável para que consumidores com dívidas em excesso possam renegociá-las de maneira acessível e buscar soluções para sair dessa situação. Estão excluídas das negociações dívidas com pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.

E nos municípios a alavanca principal do Renegocia! são os Procons, que servirão para promover uma ampla renegociação dessas dívidas e para que as pessoas possam reconstruir a sua cidadania.

QUEM PODE PARTICIPAR

O mutirão de negociação de dívidas tem como foco principal a prevenção do superendividamento, ou seja, evitar que os consumidores entrem em um nível de endividamento que ultrapasse a sua capacidade de pagamento. Mesmo assim, qualquer consumidor que tenha dívidas em atraso pode participar da ação. Não há limites nos valores das dívidas, nem de renda.

COMO PARTICIPAR

Para participar do mutirão, os consumidores interessados devem procurar o Procon de São João da Boa Vista entre os dias 24 de julho e 4 de agosto, no horário exclusivo das 14h00 às 16h30. Após essa data não será possível mais realizar o registro. Esse prazo está sendo estipulado para que haja tempo hábil da reclamação ser enviada à empresa e ela, por sua vez, possa retornar com proposta em tempo de ser analisada pelo consumidor antes do final do mutirão, em 11 de agosto.

Vale ressaltar que o Procon de São João atenderá apenas cidadãos residentes no município ou em cidades vizinhas que não possuam unidade do Procon, ou que tenham dívidas com empresas locais.

Para participar é obrigatória a apresentação de documento com foto e os contratos ou documentação equivalente que comprove a dívida.

PROCON

Importante destacar que o Procon de São João da Boa Vista é uma parceria entre a prefeitura municipal e a Fundação Procon/SP.