25 de Julho é comemorado o Dia Nacional do Escritor – Confira 4 escritores importantes para a literatura infantil e infanto-juvenil no Brasil

Você sabia que dia 25 de julho é comemorado no Brasil o dia do escritor? A data teve origem em 1960 com a realização do Primeiro Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira dos Escritores sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, sendo o último um dos grandes nomes da literatura no Brasil.

O objetivo da data é ressaltar a importância do trabalho desses profissionais, que através da escrita têm o poder de transmitir conhecimento, cultura, contar histórias, criar personagens marcantes e transformar não só as pessoas, mas também o mundo.

Dedicados em transcrever sua forma de enxergar a vida em palavras, seja no cenário cientifico ou fictício, suas criações podem ser encontradas em diferentes temáticas e plataformas, para toda e qualquer idade, e estão presentes tanto em formatos analógicas, como livros, jornais e revistas, bem como formatos digitais, como e-books, websites e blogs. 

No universo infantil, esses profissionais têm um papel muito importante. Por ser uma fase de desenvolvimento, o contato precoce da criança com os livros desperta nela o interesse pela leitura, estimulando a fala, a criatividade, a capacidade de raciocínio e proporcionando um universo lúdico através de fábulas, cores e ilustrações. Ler e escrever são hábitos que serão levados para a vida toda e os livros são a base dessa aprendizagem.

Por isso, graças aos autores de livros infantis é possível que famílias e professores incentivem os hábitos de leitura. Entre clássicos e contemporâneos, abaixo está uma lista com quatro escritores brasileiros que se destacaram na literatura infantil e suas obras.

 

 

Ana Maria Machado

Nascida no Rio de Janeiro em 1941, Ana Maria Machado é escritora, jornalista e ocupa a cadeira número um da Academia Brasileira de Letras. Com mais de cem livros publicados e mais de vinte milhões de exemplares vendidos em vinte idiomas, ela já conquistou ao longo de sua carreira diversos prêmios, entre eles, 3 jabutis, o mais tradicional prêmio literário do Brasil.

Dica de Livro: Menina Bonita do Laço de Fita. O livro é um clássico da literatura infantil e conta a história de uma menininha negra com o cabelo trançado e finalizado em fitas e de um coelho que se apaixona por ela.

 

André Neves

Nascido em Recife, capital de Pernambuco, em 1973, André possui 21 livros publicados como autor, além de cerca de 80 livros como ilustrador, e faz parte da Série Autores Brasileiros do Brazilian Publishers, iniciativa dedicada a internacionalizar conteúdos editoriais brasileiros por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Dica de Livro: Manu e Mila. O livro narra a aventura de Manu e Mila, duas crianças inspiradas a iniciarem uma busca pela alegria, uma experiência ao ar livre onde é possível enxergar a sútil leveza da vida.

 

João Carlos Marinho

Nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1935, formou-se em direito e atuou como advogado trabalhista antes de se dedicar à carreira de escritor. Seu primeiro livro publicado, que foi também sua obra de maior sucesso, alcançou mais de sessenta edições. O livro chamado “O Gênio do Crime” marcou uma geração com a história policial voltada para o público infanto-juvenil e posteriormente foi adaptado para o cinema. Marinho faleceu em 2019 e ao longo de sua carreira, conquistou diversos prêmios, entre eles, o prêmio Jabuti pelo romance “Sangue Fresco”.

Dica de Livro: O Gênio do Crime. O livro foi o primeiro de uma série de livros denominada “As Aventuras da Turma do Gordo” e conta a história de um grupo de amigos que tenta descobrir quem está por trás de uma fábrica clandestina de figurinhas de futebol.  

 

Ruth Rocha

Ruth Rocha nasceu na cidade de São Paulo em 1931. É escritora, formada em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e faz parte da Academia Paulista de Letras. Ao longo dos mais de cinquenta anos dedicados à literatura, ela conquistou mais de duzentos títulos publicados que já foram traduzidos para vinte e cinco idiomas, conquistando também oito prêmios Jabuti.

Dica de Livro: O Menino que Aprendeu a Ver. O livro conta a história de João, um menino que foi reconhecendo nos jornais, outdoors, placas e revistas as letras que a professora ensinava na escola.

 

Não importa se é através de contos, poesias, fábulas, ou quadrinhos, mesmo depois de tempos, escritores permanecem eternizados em suas obras ainda proporcionando suas experiências e criações a todos que as leem.

1 2 3 4