Prefeitura triplica investimento no Esporte em 2023

Na quarta-feira (8), a prefeita Teresinha assinou um importante termo de colaboração que formalizou as ações da OSC – Organização da Sociedade Civil, que auxiliará no desenvolvimento do esporte e noincentivo à prática de atividades físicas, em São João da Boa Vista.

Estiveram na cerimônia de assinatura o diretor de Esportes, Marcelo Siqueira, o assessor da Pasta, Carlos César Martins e os responsáveis pela Agência de Desenvolvimento Social de Sorocaba, vencedora do chamamento público.

A parceria tem como objetivo fomentar a prática desportiva, possibilitando novos investimentos, atendimentos a um maior número de pessoas e até a implantação de novos projetos nas equipes locais. Há possibilidade, inclusive, do retorno de esportes de alto rendimento.

De acordo com Marcelo Siqueira, essa parceria é um marco histórico para o esporte da cidade e será referência na região. Foram meses de muito estudo, trabalho e desenvolvimento do melhor texto para se chegar até essa parceria: “Nós estamos investindo mais de R$ 2 milhões de reais para que o esporte da cidade seja competitivo e participativo. Nós fizemos este investimento e quase triplicamos o valor anterior, que era de R$ 700 mil, graças à prefeita Teresinha”, disse.

Atualmente, o Departamento de Esportes conta com 16 professores (Técnicos Desportivos e Preparadores Físicos) para atender a demanda esportiva, fitness e de qualidade de vida em São João, que tem uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. Mesmo com todo o empenho dos servidores públicos, as ações acabavam sendo insuficientes para suprir a necessidade do departamento e atender toda esta população com mão de obra especializada.

Além do treinamento dos profissionais, a OSC também vai investir em seleções municipais, resgatando a participação da cidade em competições em nível estadual e nacional. A ideia é dar continuidade na formação dos atletas que acabam sendo descobertos nas escolinhas do departamento.

“Nossa parceria é direcionada à formação, à educação e à prática do desporto, além de proporcionar aos atletas que se destaquem nas modalidades o encaminhamento ao desporto de alto rendimento, bem como a participação em competições e, ainda, o incentivo a prática de atividades físicas”, explicou o diretor de Esportes.

PERCENTUAL E AUXÍLIO ATLETA
Com esta parceria, 10 novas modalidades passam a ser ofertadas à população. Importante destacar, que as equipes de esportes coletivos deverão ter, em seu elenco inscritos em competições oficiais, no mínimo, 30% de atletas naturais de São João da Boa Vista ou que comprovem vínculo de moradia, de no mínimo um ano no município.

O Auxílio Atleta é outra novidade que passa a ser ofertada no município, por meio de apoio financeiro, destinado aos alunos/atletas que se destacam nas categorias das modalidades esportivas visando melhorar sua performance e incentivá-los para representarem São João da Boa Vista em competições.

“Chegamos em um momento especial da nossa cidade, que busca investir, melhorar e transformá-la em um local que atenda melhor nossa população. Investir em esporte e atividades físicas, é investir em saúde, assistência social e educação, pois assim formaremos uma sociedade saudável e integrada”, finalizou a prefeita Teresinha.

IMG_5312 IMG_5341 IMG_5344 IMG_5358