Restos mortais de Maria Sguassábia irão para Mausoléu da Revolução Constitucionalista

Na manhã de sexta-feira (8), a Prefeitura de São João da Boa Vista realizará o traslado dos restos mortais da combatente Maria Stela Rosa Sguassábia para o Mausoléu da Revolução Constitucionalista de 1932, no Cemitério Municipal São João Batista. A cerimônia solene será às 9h e visa homenagear e preservar a memória desta importante heroína. “Contamos com a presença de todos para tornar este momento ainda mais significativo”, destacou a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza.

LEGADO
Nascida em 12 de março de 1889, em Araraquara (SP), Maria Sguassábia encontrou em São João da Boa Vista seu lar e campo de atuação. Era professora de escola primária rural na Fazenda Paulicéia, onde se tornou uma figura querida e respeitada.
Em 22 de abril de 1922, casou-se com José Pinto de Andrade, com quem teve uma filha. Contudo, ficou viúva ainda no quinto mês de gravidez de sua única filha, Maria José de Andrade, que nasceu no dia 29 de janeiro de 1923.
Maria Sguassábia destacou-se pela bravura durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Além de testemunhar os eventos, ela se envolveu ativamente, disfarçando-se de soldado para lutar nas trincheiras em defesa dos ideais democráticos.
Ao se disfarçar de soldado e participar dos combates, a combatente exibiu uma coragem extraordinária. Sua determinação em defender a pátria e os princípios constitucionais inspirou toda a comunidade de São João da Boa Vista e região.
Após a Revolução, Maria Sguassábia enfrentou desafios e perseguições, mas seu legado de bravura e comprometimento permaneceu vivo. Sua história é uma lembrança poderosa do sacrifício e da dedicação daqueles que lutaram por um Brasil mais justo e democrático. A combatente faleceu em 14 de março de 1973, aos 74 anos, e foi sepultada como civil no Cemitério Municipal São João Batista.