Prefeitura promove shows online para marcar o aniversário de 196 anos de São João

De um jeito diferente, em razão do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de São João da Boa Vista realiza na próxima semana duas lives - transmissão, ao vivo, pela internet e TV União – para comemorar o aniversário de 196 anos do município.

Com apoio dos Departamentos de Cultura e Turismo, as duas transmissões acontecem diretamente do Teatro Lucila Martarello Astolpho, na Cidade das Artes: Parque Urbano Municipal Espaço Jovem Osmar Garcia, sem a presença de público no prédio.

Os eventos podem ser assistidos pela TV União no canal aberto regional 22.1, cabo 22 e Sky 322,  nas redes sociais da emissora (Youtube tvunião47) e mídias sociais da Prefeitura de São João (facebook).

A atração na data do aniversário de São João, quarta-feira, 24 de junho, às 20h30, é a cantora e multi-instrumentista sanjoanense Badi Assad. Artista de renome internacional, Badi faz o show online com composições próprias, incluindo obras do irmão Sérgio Assad (nascido em Mococa) e da compositora sanjoanense Edivina Noronha de Andrade.

O repertório preparado ainda inclui outras músicas do cancioneiro brasileiro e internacional. Pelo fato de ter nascido em São João, Badi promete uma exibição mais do que especial como forma de homenagem à “Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos”.

Filha do músico Jorge Assad, falecido em 2011, e de Dona Angelina (89), Badi afirma sentir-se honrada por participar das comemorações do aniversário da cidade onde sua família habita há três gerações.

“Costumo dizer que São João é um tipo de aldeia mundial, onde as artes se apontaram e sempre se fizeram presente, contagiando seus cidadãos. Prezo por muitas amizades aqui, daquelas antigas, as melhores, banhadas pelo Rio Jaguari, amizades que se perduram no tempo. Tenho muito orgulho de espalhar pelo mundo que sou daqui”, pontua Badi.

Professores de música

Na véspera do aniversário, terça-feira, dia 23, um pouco mais cedo, às 20h, a live traz os professores da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme, com o show “No Canto da Mantiqueira”, com direção musical e artística de Vânia e Fafá Noronha, do Centro Livre de Arte e Cultura (CLAC).

A duração está prevista para ter 90 minutos, com a apresentação de um cronograma que envolve clássicos da Música Popular Brasileira, na interpretação de experientes professores da Prefeitura. Para a ocasião, o time conta com André Flora, Christiane Caslini, Douglas Cunha, Maestro Estevão Ferreira, Gustavo Mérida, Henrique Borges, Henrique Mérida, José Albino, Luís Filipini, Micael Chaves e Sara Ramos.

“Em virtude da pandemia que nos atinge, não foi possível elaborar uma programação onde o público pudesse estar presente para aplaudir. Todos nós fomos pegos de surpresa, restando, como Poder Público, criar programações que não redundem na proliferação do vírus da Covid-19, até que seja possível normalizar e promover os eventos tradicionais do nosso calendário cultural municipal”, enfatiza o diretor de Cultura, Hélio Corrêa Fonseca Filho.

Com o cancelamento da tradicional Festa de São João, realizada em todos os anos no recinto de exposições José Ruy de Lima Azevedo, a proposta é parabenizar a cidade de forma virtual.

“São duas apresentações bem bacanas para gente comemorar os 196 anos de São João dentro do que é possível com todas as questões de segurança e mantendo o isolamento social”, finaliza Rose Vasconcellos, diretora municipal de Turismo.

Ano de fundação de São João

São João da Boa Vista comemorou em seu último aniversário 198 anos de fundação, porém, em fevereiro deste ano, historiadores e pesquisadores entregaram ao prefeito Vanderlei Borges de Carvalho documentos que confirmam o ano de fundação correto do município em 24 de junho de 1824, e não em 1821, conforme havia sido comemorado até 2019.

Desta forma, São João completa 196 anos em 2020. A divergência das duas datas vem desde a década de 1970, quando um livro que teria sido publicado erroneamente divulgou a data de 1821 como o ano de fundação do município.

Diante de dúvidas, o prefeito nomeou uma Comissão de Estudos por meio de portaria (12.638), de 3 de janeiro de 2020, para que fosse apresentado no prazo de sessenta dias um relatório final ao Executivo, com base em documentos, jornais, fotos e outros arquivos para fundamentar a data correta.

Após inúmeras pesquisas, a comissão confirmou ser mesmo 1824 o ano correto de fundação de São João, tendo o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo Executivo.

ANDRÉ FLORA CHRISTIANE CASLINI DOUGLAS CUNHA GUSTAVO MÉRIDA HENRIQUE BORGES HENRIQUE MÉRIDA JOSÉ ALBINO LUIS FILIPINI MAESTRO ESTEVÃO II MICAEL CHAVES SARA RAMOS BADI ASSAD