Eventos culturais programados para abril e maio são cancelados

A recomendação para que todos fiquem em casa e evitem aglomeração afeta principalmente os eventos culturais programados pela Prefeitura de São João da Boa Vista. Shows musicais, festivais, espetáculos, feiras e outros tipos de festas, que seriam realizados em abril e maio estão todos cancelados.  

A paralisação será cumprida para reduzir os riscos de disseminação do novo coronavírus (Covid-19) – com casos positivos confirmados em São João.

Realizado sempre nas noites de domingo na Praça Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline), o “Baile na Praça” fica suspenso por tempo indeterminado.

O evento “Encontros com Shakespeare”, produzido pela Companhia de Teatro Cena IV, que estava agendado para abril, também não será mais realizado. No mês de maio, estão canceladas a 10ª edição do Monofest (Festival de Monólogos) e a esperada 6ª Semana Fica-Fica (homenagem ao radialista Gavino Quessa).

Ensaios da Banda Dona Gabriela, Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista e Corais Elohim, Boca Livre e Vozes estão interrompidos, bem como as aulas na Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme.  

“Por enquanto, todos os eventos e atividades [programados] nos meses de abril e maio [não irão acontecer]”, afirma o diretor do Departamento de Cultura, Hélio Corrêa Fonseca Filho.  

Turismo

Diante do isolamento social recomendado, a Prefeitura cancelou a 10ª Feira Juntô e a Caminhada da Lua Cheia, ambas no dia 11 de abril, além da 27ª Feira Gastronômica, que estava definida para terça-feira, dia 14. Outro evento que não acontecerá mais é a Feira Itinerante (nos bairros), dia 18.   

No domingo, 5 de abril, já estava tudo certo para a montagem da 4ª Feira Itinerante da Região Turística “Entre Rios, Serras e Cafés”, em Aguaí. Com a pandemia, não há nenhum tipo de possibilidade de realização.  

“Por conta do isolamento, que está acontecendo na cidade e região, cancelamos todos os eventos. Vamos aguardar as instruções e decisões do Comitê [Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Tratamento do Covid-19] e do prefeito Vanderlei Borges de Carvalho. Esperamos passar por esse momento difícil”, diz Rose Vasconcellos, diretora municipal de Turismo.