Transporte público em São João recebe melhorias - mais ônibus e horários disponíveis

Desde segunda-feira (2), a Rápido Sumaré (empresa que administra o transporte público em São João) está com mais horários de ônibus disponíveis à população. Atendendo aos pedidos dos usuários, a prefeita Teresinha solicitou diversas melhorias.

“Estávamos num período de pandemia, o que dificultou o trabalho da empresa. Porém, com a retomada econômica em alta, era preciso ajustes e entramos em um acordo para que a população seja beneficiada”, destaca a prefeita.

Desde o primeiro dia útil do mês de maio, as mudanças foram:

- Aumento de 25% da frota de ônibus operacionais;

- Aumento de 48% da grade de horários, de segunda a sexta-feira;

- Aumento de 22% da grade de horários aos sábados;

- Retomada do serviço aos domingos, com 59 horários;

- Melhorias nas linhas e bairros com baixa demanda, que estavam sem atendimento (Ex: Santo André, Santo Antônio e Jardim das Acácias);

- Ampliação da frequência entre viagens nas linhas e bairros com boa demanda (Ex: DER, Jardim dos Ipês e Parque dos Resedás I);

- Nas linhas e bairros com baixa demanda, melhorias da frequência entre viagens (Ex: 1º de Maio, Pratinha, Vila Brasil, Durval Nicolau e Recanto do Jaguari);

- Novos horários de atendimento nos bairros Solário da Mantiqueira, Recanto do Jaguari, Pratinha, 1º de Maio, Santo Antônio e Santo André;

- O preço da tarifa paga pelo usuário não sofrerá reajuste de valor em 2022.

APROVADO POR MAIORIA – A Câmara Municipal aprovou, no último dia 11 de abril, o projeto de lei nº 022/2022, em que a Prefeitura foi autorizada a realizar o pagamento de subsídio à tarifa do transporte público coletivo. Deste projeto, originou-se a lei municipal nº 4.993, de 18 de abril de 2022, que visa resguardar o exercício e o funcionamento do transporte público municipal, num problema que se arrastava por anos.

Segundo a lei, o aporte de valores ficará limitado a R$ 408 mil, a serem repassados pelo Poder Executivo diretamente à empresa Rápido Sumaré, de forma mensal, após regular prestação de contas, e deverá ser utilizado exclusivamente para o abatimento da tarifa do transporte público. Em virtude do subsídio, ficam suspensos quaisquer aumentos do valor da tarifa do transporte público até 31 de dezembro de 2022.

O diretor do Departamento de Segurança e Trânsito, Ulisses Brandão Ribeiro, comenta sobre as mudanças. “O transporte público, para além de instrumento da mobilidade urbana, é considerado um serviço essencial e direito social na Constituição Federal. Essa, de fato, é uma grande vitória da população sanjoanense que utiliza o transporte público. Meus votos à prefeita Teresinha, que faz uma gestão participativa e humana, e também aos vereadores que votaram a favor da democracia e do povo sanjoanense”, salienta.

Os usuários do transporte público podem consultar os novos horários das linhas de ônibus no site www.rapidosumare.com.br, ou pelo aplicativo Cittamobi.