Sábado, 15 de fevereiro, é Dia D contra o Sarampo em São João

As 13 Unidades de Saúde da Prefeitura de São João da Boa Vista ficam abertas no sábado, 15 de fevereiro, das 8h às 17h, para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

A campanha, iniciada na segunda-feira, 10, se estende até 13 de março. Neste período, a recomendação é para que seja imunizado contra a doença o público-alvo formado pela faixa da etária de 5 a 19 anos, que ainda não recebeu as doses necessárias.

“Não há como estimar o número exato de pessoas a serem vacinadas, uma vez que se trata de campanha seletiva”, explica a chefe do Setor Municipal de Vigilância Epidemiológica.

Além de combater o sarampo, a vacina tríplice viral, assim como é definida, resguarda a pessoa contra a rubéola e caxumba.

De acordo com o calendário nacional, na criança, a tríplice deve ser aplicada aos 12 e aos 15 meses para reforço da imunização com a tetra viral, que protege contra a varicela.

Dúvidas quanto à imunização adequada podem ser retiradas em uma das unidades do município. Na ocasião, um profissional de saúde estará apto para fornecer ajuda.

Em 2019, segundo o Departamento de Saúde, foram confirmados 4 casos de sarampo em São João.

Foto: Breno Esaki