Verba de R$ 35 milhões do Finisa vai financiar 24 obras

A Câmara Municipal aprovou, na segunda (26), a assinatura de um financiamento de R$ 35 milhões junto à Caixa Econômica Federal, através do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). A medida servirá para o investimento em 24 importantes obras para São João.

“Quero parabenizar, aqui, os vereadores que votaram a favor deste investimento, pois votaram a favor do desenvolvimento de nossa cidade. Algumas pessoas fizeram críticas infundadas a respeito, mas as verbas disponibilizadas pelo Finisa são para financiar obras como as que nós apresentamos, que são essenciais para a população”, afirmou a prefeita Teresinha. Entre os empreendimentos em pauta estão: a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim São Paulo (orçada em R$ 3 milhões), a Unidade de Saúde do bairro do Rosário (R$ 2 milhões), a do Pronto Socorro Infantil (R$ 1,5 milhão) e também a garantia para que São João, finalmente, ganhe uma UTI Neonatal. Esta Unidade de Terapia Intensiva contará com R$ 1,5 milhão do Finisa, além de outros recursos oriundos do Governo do Estado e de emendas parlamentares.

“É fácil perceber que estamos priorizando a Saúde através destes recursos, mas não estamos deixando de lado outras obras importantes, que também são pedidos antigos e que podem trazer novos recursos para a cidade, num futuro próximo”, observou Teresinha. Uma destas obras estratégicas, previstas na lista do Finisa, é a da reforma da pista do aeroporto local, orçada em R$ 2,4 milhões. “É inegável que as cidades que têm um aeroporto em boas condições, atrelado a um centro comercial e industrial como o nosso, chamam mais a atenção de investidores”, complementou. A observação da prefeita é pertinente: em 2021, uma estimativa do Ministério da Infraestrutura, publicada pela Agência Brasil, mostrou a possibilidade de investimentos de R$ 1 bilhão no setor, a curto prazo. Para entrar no mapa da captação de recursos federais para ampliação, que já foram até tratados pela prefeita em Brasília, é necessário que a pista sanjoanense esteja em perfeitas condições.

Na justificativa do projeto de lei que tramitou na Câmara, Teresinha destacou: “Frisa-se que a Administração Pública não medirá esforços para que os projetos sejam realizados por meio de recursos provindos de emendas parlamentares estaduais e federais e que a solicitação de aprovação da linha de financiamento visa tão somente ter uma garantia para a realização dos projetos, que são de grande importância e interesse público coletivo”.

OUTROS INVESTIMENTOS
Há alguns pedidos antigos da população que também serão atendidos pelas verbas vindas do Finisa: a construção do prédio da Guarda Municipal, as reformas da escola do bairro Pedregulho e do CSU do bairro Durval Nicolau são alguns deles. A reforma do camelódromo, a construção e a revitalização de praças são outras demandas que constam na lista, que pode ser conhecida, na íntegra ao clicar na imagem abaixo.

WhatsApp Image 2022-09-30 at 11.03.33