Pedagogia Unifae realiza pesquisa para identificar demandas da Educação

O curso de Pedagogia UNIFAE e o Departamento de Educação de São João da Boa Vista se uniram para realizar uma pesquisa com familiares dos estudantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental.

O objetivo é identificar a percepção dos mesmos sobre as atividades oferecidas de modo remoto, verificar qual a expectativa sobre um eventual retorno às atividades presenciais, bem como levantar outros aspectos inerentes ao período de confinamento social provocado pela pandemia da COVID-19.

O estudo será dirigido pelo Prof. Me. Marcus Alvarenga, coordenador do curso, e pela Profa. Me. Maria Luísa Cardoso Souza, responsável pela disciplina de “Estatística e indicadores da Educação”, que será ofertada no próximo semestre.

A pesquisa será realizada por meio de formulários virtuais e questionários impressos que serão entregues às famílias, juntamente com o material de estudos que recebem das escolas. 

“Este projeto vem nos ajudar muito porque já era algo que tínhamos ideia de fazer.”, destaca Maria Helena Angelini Santana, diretora do Departamento de Educação de São João da Boa Vista.  “A atual situação de pandemia exige que a gente redirecione nossas decisões dia a dia, então esta pesquisa vai nos permitir conhecer a opinião dos pais, saber quem concorda ou não com uma possível volta do filho à escola em setembro, como está prevendo o governo estadual.  Também vamos ter dados importantes para avaliar a eficiência do ensino remoto e fazer as adequações necessárias. Recomendo que os outros municípios façam o mesmo, já que a UNIFAE está abrindo esta possibilidade a toda a região.”

Caberá aos estudantes de Pedagogia UNIFAE a construção de todo o processo de estudo e estatística da pesquisa, que resultará em importantes subsídios para nortear as decisões dos Departamentos de Educação quanto à conduta futura. 

"Vivendo em tempos de transformação permanente, acredito que o papel social do estudante de Pedagogia é de fundamental importância, pois caberá a ele exercitar o papel fundamental de protagonista da Educação, tanto como professor engajado nas práticas em sala de aula como na realização da gestão escolar. Ouvir as famílias e colaborar com os municípios é uma das melhores maneiras de formar o educador do novo mundo.", enfatiza Marcus Alvarenga.

As cidades que tiverem interesse na realização deste estudo gratuito, podem entrar em contato com a coordenação do curso de Pedagogia UNIFAE, pelo WhatsApp (19) 99636-3097 ou pelo e-mail [email protected].

 

Assessoria de Comunicação Unifae

 

 

PEDAGOGIA UNIFAE REALIZA PESQUISA PARA IDENTIFICAR DEMANDAS DA EDUCAÇÃO (1) PEDAGOGIA UNIFAE REALIZA PESQUISA PARA IDENTIFICAR DEMANDAS DA EDUCAÇÃO (1) PEDAGOGIA UNIFAE REALIZA PESQUISA PARA IDENTIFICAR DEMANDAS DA EDUCAÇÃO (2)