Educação desenvolve sugestões para crianças da rede municipal de ensino no período de quarentena

Famílias de alunos da rede pública municipal de São João da Boa Vista têm sido orientadas pelo Departamento de Educação a estimular as crianças na prática de atividades saudáveis nesse período de quarentena.

Como o distanciamento social motivado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é necessário, a fim de evitar a disseminação da doença, a orientação é para que as crianças fiquem em casa, mas sigam estudando e aprendendo de maneira diferente.

“Devido a essa situação que estamos enfrentando, preparamos algumas sugestões para que as crianças não fiquem ociosas. Recomendamos também que os pais participem das atividades junto com os filhos”, explica Maria Helena Angelini Santana, diretora de Educação.

A ideia é fazer com que os alunos permaneçam motivados e minimizem os efeitos do afastamento temporário das unidades escolares. Este ano foram matriculados na rede municipal quase 7 mil estudantes distribuídos em 34 escolas da Prefeitura. Confira abaixo a série de dicas elaboradas:

Lista de atividades

1. Incentive seu filho (a) a ler pelo prazer de ler e pelo prazer de compreender o mundo a sua volta. Mesmo que a criança ainda não saiba ler convencionalmente ela pode ser incentivada a ver as imagens da história e criar o seu próprio enredo.

2. Quando for fazer um bolo ou qualquer outra gostosura, peça para que a criança leia a receita. No caso de crianças pequenas, que ainda não leem, permita que elas participem do processo, mostre a receita e aponte o passo a passo que você está seguindo. Incentive que ela colabore pegando os ingredientes e ajudando a misturá-los.

3. Para as crianças que já escrevem, separe um caderno e incentive a escrita de um diário sobre este período de isolamento social. Para a produção deste texto, a criança precisará refletir sobre o que aconteceu no seu dia, planejar o que pretende escrever e depois ler o que escreveu. Estes procedimentos serão muito importantes quando a rotina escolar for retomada.

4. Quando você precisar ir ao supermercado ou solicitar alguma coisa pelo telefone, chame a criança para que ela participe desta ação escrevendo a lista que será comprada e, no caso do pedido por telefone, observe o pedido, pois assim você ensina o seu filho a planejar um texto (lista) e a se comunicar oralmente.

Para os pequenos, que ainda não escrevem convencionalmente, permita que tentem escrever a lista, mesmo que as palavras não estejam corretas e depois incentive-os a comparar o que escreveram com os rótulos dos produtos, assim eles poderão refletir sobre o sistema de escrita com naturalidade.

5. Para incentivar a matemática, peça que separem os brinquedos, as roupas ou outros objetos e depois façam contagem e tentem escrever o número em pequenas etiquetas. Em outro dia, retire alguns destes objetos e peça para que recontem e confiram com as etiquetas.

6. Peça que as crianças escrevam pequenos recados para as pessoas que amam e de que estão com saudade, depois fotografem e enviem pelo celular. Incentive a escrita no papel, assim eles não perderão o hábito de refletirem sobre as letras necessárias para a escrita das palavras.

7. Se você precisar trabalhar fora de casa, quando voltar, depois de tomar os cuidados com a sua higiene, pergunte como a criança passou o dia, do que brincou, o que leu, e diga-lhe também como foi o seu dia. Neste momento tão conturbado da humanidade é preciso valorizar as relações familiares saudáveis.

8. Incentive a criança a ajudar os afazeres de casa, arrumando sua cama, enxugando a louça, tirando a mesa, guardando os brinquedos, cuidando dos animais domésticos, limpando o quintal, verificando e eliminando possíveis criadouros de mosquitos transmissores da dengue. Pequenas ações na colaboração da organização doméstica fortalece os laços familiares e colabora com a aprendizagem das crianças.

9. Ajude a criança a organizar seus horários para brincar, assistir TV, ajudar em casa, ler, e colaborar com a família. Aprender a organizar o tempo não é fácil e sua ajuda será muito importante. Assim, quando as aulas forem retomadas eles estarão preparados para a rotina escolar.

10. Organize o seu tempo para que você possa conversar com seu filho(a), brincar com jogos de tabuleiro ou simplesmente assistir a um filme juntos.

O Departamento de Educação reforça que além dos cuidados com a higiene e o isolamento social é preciso cuidar da saúde mental e relações humanas. Listas com atividades para crianças do ensino infantil e creche também foram desenvolvidas.

Sugestões para alunos do ensino infantil (Clique Aqui)

Sugestões para crianças da creche (Clique Aqui)

Criança pintando Desenho infantil