Alunos da rede municipal irão receber alimentação

Alunos matriculados na rede pública municipal de São João da Boa Vista, que dependem da alimentação diária fornecida pela Prefeitura, poderão retirar marmitas a partir de segunda-feira, 27 de abril, no período das 10h às 12h, nas unidades escolares.

Para receber a refeição, será necessário o preenchimento de um cadastro na escola, das 8h às 17h. Devido ao feriado de Tiradentes, 21, e o ponto facultativo dos serviços públicos municipais não essenciais, no dia anterior, o cadastramento ficará disponível na quarta-feira, 22.

Com adesão aos critérios de higiene, a retirada das marmitas poderá ser feita por apenas uma pessoa da família, que deverá usar máscara de proteção e respeitar o distanciamento de um metro, a fim de diminuir riscos de avanço do novo coronavírus.

O procedimento de abertura das cozinhas nas escolas da Prefeitura, neste momento de pandemia, foi tomado após uma reunião realizada entre os membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

A diretora de Educação, Maria Helena Angelini Santana, afirma que se a entrega das marmitas fosse realizada nas residências das crianças ficaria praticamente inviável em razão da crescente demanda.

“Se falássemos para comerem na escola, formaria tumulto do mesmo jeito, então, eles vão lá, retiram a marmita com distanciamento e uso de máscara para evitar aglomeração. Temos que tomar muito cuidado e não deixar as crianças sem a alimentação”, explica Maria Helena.

A diretora avisa que somente na zona rural, devido a distância, a Prefeitura irá entregar kits de alimentos nas residências dos pais dos alunos que necessitam.

Cardápio

O cardápio oferecido nas 34 escolas da Prefeitura é elaborado por nutricionistas de acordo com o nível de ensino (creche, infantil e fundamental). A qualidade fornecida pela administração municipal fez a refeição ganhar o status de Merenda Nota Mil.

“É uma refeição com itens básicos da merenda: arroz, feijão, carne, o legume como salada, a fruta como sobremesa, mais o pãozinho e o leite. Diante do nosso estoque é o que iremos disponibilizar de acordo com que a gente tem aqui”, afirma a nutricionista Gabriela Vicente Paiva.

Escolas estaduais

Alunos matriculados em escolas estaduais de São João, cujas famílias recebem o bolsa família ou vivem em extrema situação de pobreza e não contam com o benefício federal, devem se cadastrar no aplicativo PicPay para o recebimento de R$ 55 reais como alternativa do governo estadual.

O interessado acessar as lojas virtuais Apple Store (para dispositivos IOS) ou Google Play (Android) e fazer o download do PicPay. Em seguida deve ser criada uma conta no aplicativo com nome, CPF e data de nascimento.

Com a aprovação, não é necessário conta bancária ou cartão de crédito. O dinheiro poderá ser sacado em caixa eletrônico.