Cadastro Único vai agilizar o atendimento às famílias a partir de fevereiro

São João da Boa Vista conta atualmente com 7.762 famílias inscritas no Cadastro Único, das quais 2.100 são beneficiárias do Programa Auxílio Brasil. Hoje em dia, todos os atendimentos relativos ao Cadastro Único são realizados nos CRAS.

Com o objetivo de acelerar o atendimento à população e desafogar os serviços do CRAS, o setor de Cadastro Único iniciará esse serviço com as famílias do CRAS Resedás, que atualmente tem esta disponibilidade apenas para o dia 04/05.

Sendo assim, visando agilizar os atendimentos daquela região, o setor de cadastro único irá atender, no período de 01/02 a 15/02, as famílias que se encontram agendadas para os meses de março e abril, serão quase 100 famílias que terão seus agendamentos adiantados.

Já no período de 16/2 e 23/2, serão atendidas as famílias do CRAS Durval, que conta atualmente com quase 40 famílias agendadas para março.

A partir do dia 27/02, o atendimento de todo o município, referente às demandas do Cadastro Único, será realizado somente neste setor.

O objetivo desta ação é acelerar o atendimento à população e desafogar os serviços do CRAS, que hoje atende todas as demandas do Cadastro Único.

No setor do Cad. Único, os munícipes poderão realizar os serviços de Inclusão no Cadastro Único, Recadastramento, Atualização e Averiguação: a Atualização é obrigatória quando houver qualquer tipo de mudança em alguma informação importante da família como: mudança de renda, de endereço, nascimento ou óbito de alguém da família, mudança escolar (transferência ou entrada);

Recadastramento é o compromisso que a família assume ao realizar o cadastro, obrigatoriamente deve confirmar as informações e dados a cada dois anos, mesmo se não houver qualquer alteração; a Averiguação diz respeito aos casos identificados pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania que, localiza cadastros familiares compostos por uma só pessoa, o que precisa ser também comprovado.

SOBRE O CADÚNICO
O Cadastro Único (CadÚnico) é um importante instrumento identificador das famílias, pois é um registro que reúne informações sobre as pessoas em situação de vulnerabilidade social, para identificação e planejamento de ações da Prefeitura.

A partir deste cadastro, as famílias podem ter acesso a diversos programas sociais, conforme o critério de cada um, como é o caso do Programa Auxílio Brasil, Auxílio Gás Federal, Renda Cidadã, Vivaleite, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário-mínimo, tenham renda mensal familiar total de até três salários ou possuam renda superior, desde que estejam vinculadas ou pleiteando algum benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões. Para ter acesso, o responsável familiar deve morar em São João da Boa Vista, ter, pelo menos 16 anos, e ser preferencialmente mulher.

AGENDAMENTO
O atendimento no CadÚnico é feito mediante agendamento pelo telefone 3631-0304 ou pelas unidades da Assistência no Município que são os CRAS / PSB Central / CREAS e Plantão Social.

O funcionamento do setor de CadÚnico é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, esta localizado na Rua General Carneiro, 366 – Centro.