Prefeitura divulga programação da 44ª Semana Guiomar Novaes

De 18 a 26 de setembro, São João da Boa Vista recebe a 44ª edição da Semana Guiomar Novaes. Tradicional evento no calendário cultural da cidade, o festival homenageia a pianista Guiomar Novaes, nascida em solo sanjoanense no século XIX.

Ao todo serão 10 apresentações, entre artistas sanjoanenses, regionais e nacionais, além de 20 pianistas eruditos e populares, finalistas do concurso organizado pela APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

Entre as principais atrações, está a do músico Sérgio Britto, vocalista e instrumentista do grupo Titãs. Com quase 40 anos de carreira, Britto é compositor de clássicos dos Titãs, incluindo Epitáfio, Enquanto Houver Sol, Homem Primata, Diversão, Flores, entre outras.

Se tudo correr bem com a redução dos números da pandemia, o evento contará com a presença de público. De qualquer forma, também será transmitido ao vivo, em plataformas que serão divulgadas em breve.

Confira a programação:

18/09 – Sábado

19h – Concerto de Abertura - Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo (Participação especial: pianista Hercules Gomes)

19/09 – Domingo

11h – Ópera Gianni Schicchi (Cia Ópera São Paulo)

19h – Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista

20/09 – Segunda-feira

19h – Corpo de Baile do Theatro Municipal de São João da Boa Vista

21/09 – Terça-feira

19h – Concurso de Piano Guiomar Novaes (três eruditos e três populares)

22/09 – Quarta-feira

15h – Shakespeareana – A Voz Feminina (Cena IV)

Local: Estação das Artes

19h – Concurso de Piano Guiomar Novaes (quatro eruditos e três populares)

23/09 – Quinta-feira

19h – Concurso de Piano Guiomar Novaes (três eruditos e quatro populares)

24/09 – Sexta-feira

17h – Prosa ao Piano: Guiomar e outras notas (Academia de Letras de São João convida Claudio Richerme)

19h – Premiação final do Concurso de Piano Guiomar Novaes

Recital de Piano – Desconcerto (Désirée Brissac Pereira, Lorraine Gregório de Oliveira e Anna Cláudia Agazzi)

25/09 – Sábado

19h – Sergio Brito (Titãs)

26/09 – Domingo

11h – Orquestra de Cordas Sanjoanense

Local: Cidade das Artes

18h – Grupo Raça Cia. de Dança

Local: Theatro Municipal

Homenageada – Guiomar Novaes nasceu em São João da Boa Vista, em 1894. Considerada uma das melhores pianistas do mundo, a sanjoanense conquistou o primeiro lugar para estudar no Conservatório de Paris.

Na Europa, participou de concertos em Londres, Genebra, Milão e Berlim.  Foi convidada pela Rainha Elizabeth II para ser uma das atrações da inauguração do “Queen Elizabeth Hall”, em 1967.

No Brasil, se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, recebendo diversas condecorações e homenagens. Seu falecimento foi em São Paulo, no dia 7 de março de 1979.

O evento é realizado pela Secretaria de Cultura e Econômia Criativa do Estado de São Paulo, com o apoio da APAA - Associação Paulista de Amigos da Arte e Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio do Departamento de Cultura.

9 Hercules richerme posterSHAKESPEARENA-A VOZ FEMININA EM SHAKESPEARE (1) 1_Osquestra Jazz Sinfônica_SJBV Cia Raça_2_MusicBodySoul Piano A 5 Sérgio Britto 01 - Cred. Tony Santos #01_feed_1080x1080(1)