Escola de Música da Prefeitura retorna das férias na segunda-feira, 13, com novidades

Alunos matriculados nos cursos gratuitos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme retornam às aulas a partir de segunda-feira, 13 de janeiro, em São João da Boa Vista.

A novidade deste ano é a abertura de inscrições para os cursos de acordeon e ballet infantil. Os ensinamentos, em sua maioria, são oferecidos na Estação das Artes João Roberto (Beto) Simões, localizada à Praça Rui Barbosa, 41, bairro Rosário.

São mais de 600 alunos matriculados na Escola de Música da Prefeitura. Os cursos reúnem professores experientes e capacitados, que garantem, desta forma, mais qualidade de ensino.

O cronograma inclui aulas para instrumentos de sopro (saxofone, trompete, trombone, flauta, clarinete), professor Henrique Borges; piano e teclado, Christiane Caslini e Gustavo Mérida; percussão (bateria), Henrique Mérida; violão, José Albino; canto coral (Corais Boca Livre e Vozes de São João), Estevão Eduardo e Sara Ramos; viola caipira (Orquestra de Viola), Luís Filipini e acordeon (novidade), com o professor André Flora.

Na Sala de Múltiplo Uso acontecem as aulas de dança de salão (Cleber de Oliveira) e stiletto e jazz (Kevelyn Pestana).

Quanto aos cursos de violão erudito (Micael Chaves), violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico (professores César e Douglas Cunha, da Camerata Primeiro Movimento), as aulas ainda seguem ministradas no Centro Livre de Arte e Cultura – Praça Joaquim Cândido.

O diretor de Cultura Hélio Corrêa Fonseca Filho ainda reforça que, além dos investimentos na Escola de Música, a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista, que completa 10 anos de atividades, também recebe apoio da administração municipal.

“Em 2019 [a Orquestra] se apresentou em mais de 20 cidades do interior paulista e sul de Minas, sob a regência dos maestros Agenor Ribeiro Neto e Jota Lobo. Os ensaios acontecem nas noites de quartas-feiras, no [Centro Cultural Municipal] Luiz Gama”, afirma.

Acordeon e ballet

O ano de 2020 chega com novidades na área cultural de São João da Boa Vista. Na segunda-feira, 13 de janeiro, serão abertas as inscrições para as aulas gratuitas de dança (ballet infantil) e acordeon. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário comparecer à Estação das Artes (8h às 11h e 13h às 17h).

As aulas de acordeon, ministradas pelo professor André Flora, estão programadas para as quartas e quintas-feiras, das 8h às 11 e das 13h às 17h, para interessados a partir dos 12 anos (não há limite de idade). Os alunos que não tiverem o instrumento poderão aprender as técnicas num acordeon fornecido pela Prefeitura.

No curso de dança, as oportunidades são para crianças de 3 a 8 anos de idade. O conteúdo é de responsabilidade da professora Tayná Moreira. As aulas irão acontecer nas quartas-feiras, das 13h30 às 14h30 (3 a 5 anos) e das 14h30 às 15h30 (6 a 8 anos).

Novos alunos

A partir do dia 3 de fevereiro, serão abertas as inscrições para a formação de novas turmas dos cursos da Escola Municipal de Iniciação Musical Geraldo Filme.

Os interessados devem comparecer à Estação das Artes João Roberto (Beto) Simões, Praça Rui Barbosa, 41, bairro Rosário, e apresentar a documentação exigida. O atendimento fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Segundo o Departamento Municipal de Cultura, as aulas podem ser frequentadas desde crianças, a partir dos 7 anos alfabetizadas, até interessados da terceira idade (sem limite).

“Até hoje o resultado é muito positivo, tendo em vista o grande número de alunos que já passaram por nossa Escola de Música e hoje ou são profissionais da área ou até mesmo professores de educação musical, onde podemos citar as professoras Christiane Caslini e Priscila Rehder, entre outros. É muito gratificante, em cada final de ano, assistirmos as apresentações finais de cada curso, e vermos o quanto de talentos nossos professores descobrem a cada ano que passa”, destaca o diretor Hélio Fonseca.

Aulas na Escola de Música Aulas na Escola de Música Professor de trompete Foto (8)