Departamento de Cultura abre inscrições para o 33° Festival de Teatro

A partir desta terça-feira (21), o Departamento de Cultura abre as inscrições para o 33° Festival de Teatro de São João da Boa Vista, que seguem até a sexta-feira (31).

O Festival será realizado nos teatros da cidade, entre 1º a 10 de abril, com a realização de oficinas para aprimoramento e formação cultural. Entre 13 e 23 de abril acontecem as apresentações dos espetáculos. Para conferir o regulamento completo, basta CLICAR AQUI.

“Estamos muito ansiosos para a realização do 33º Festival Regional de Teatro e contentes com a participação ativa dos grupos na construção desta edição. Chegou a hora de recebermos as inscrições, contamos com a colaboração de todos e todas!”, declarou o diretor Tarcísio Munhoz.

Para a prefeita Teresinha, a realização de mais um Festival mostra a seriedade da Prefeitura com relação à criação de oportunidades: “Desde o começo da nossa gestão, afirmamos que teríamos uma política de portas abertas aos artistas, principalmente aqueles que são de nossa cidade. Esta é mais uma chance para participar de um Festival importante, com o apoio técnico da equipe da Cultura, que tem sido muito acessível aos novos talentos”, afirmou.

QUEM PODE PARTICIPAR?
Poderão participar do Festival, grupos independentes de teatro de São João da Boa Vista e de outras cidades, com atores e atrizes amadores e profissionais.

COMO SE INSCREVER?
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas na sede do Departamento de Cultura, que fica na Santo Antônio, 632, até 31 de março, das 8h às 11h e das 14h às 16h. Também serão aceitas inscrições pelo e-mail [email protected]. Em ambos os casos, será necessário apresentar os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo responsável do grupo, sendo que cada grupo poderá participar com uma peça teatral, disponível em (CLIQUE AQUI);
Cópia impressa ou digital dos seguintes itens:
- Texto inscrito;
- Ficha técnica completa e definitiva do espetáculo;
- Sinopse do espetáculo com o máximo de 10 linhas, constando na mesma a respectiva classificação etária;
- Duas fotos do espetáculo inscrito, se houver, para apreciação do júri;
- Breve currículo do diretor do espetáculo;
- Breve currículo do grupo, com prêmios recebidos, quando houver;
- Mapa do cenário do espetáculo.

SOBRE O FESTIVAL
O 33° Festival de Teatro de São João da Boa Vista, é uma realização do Departamento de Cultura da Prefeitura de São João da Boa Vista, por meio da Lei Municipal nº 5.125, de 21 de março de 2023. Seus principais objetivos são:
- Difundir a arte teatral utilizando-a como veículo para a busca da identidade cultural;
- Utilizar-se do teatro como forma de conscientização e reflexão;
- Incentivar a formação e expansão de grupos de teatro amador e profissional;
- Incentivar a formação de público;
- Promover o intercâmbio cultural entre grupos teatrais;
- Incentivar as manifestações culturais;
- Proporcionar à população momentos de lazer, cultura e entretenimento;
- Promover um maior intercâmbio cultural entre os grupos de Teatro de nossa região, fortalecendo a atividade teatral na mesma;
- Promover o aprimoramento e a formação cultural por meio de oficinas especializadas.