Prefeitura investe na informação para combater a violência contra a mulher

Você sabia que o código sinal vermelho significa um pedido de socorro? É uma estratégia usada por aquelas mulheres que se encontram em situação de risco ou violência previstas na Lei Maria da Penha ( Lei 11.340/2006). Uma mulher nesta situação pode marcar uma das palmas das mãos com um “X”, de preferência na cor vermelha, marcado com batom, caneta ou qualquer outro material.

Em São João da Boa Vista, o Programa de Coorperação e Sinal Vermelho é uma lei n° 4.892, de 17 de setembro 2021, que serve para proteger as mulheres e incentivá-las a denunciar qualquer caso de violência ou abuso. “A Prefeitura tem divulgado amplamente este e outros recursos, em todas as suas repartições municipais, alertando aos servidores para que fiquem atentos caso vejam este pedido de socorro e informem as autoridades”, disse a prefeita Teresinha.

IMPORTANTE: Qualquer pessoa a quem for mostrado esse X na palma da mão deverá interpretar como um pedido de socorro e deverá acionar imediatamente um dos seguintes canais telefônicos: 190 ( Emergência - Polícia Militar) 153 ( Polícia Civil) 180 ( Central de Atendimento à Mulher).