As escolas da rede municipal têm trabalhado numa programação especial sobre a Proclamação da República, que tem seus festejos no próximo dia 15 (terça). O Departamento Municipal de Educação organizou um calendário com inúmeras ações internas, em que os professores, além de explicarem o significado da data e seus desdobramentos na história do Brasil, também organizaram atividades cívicas e artísticas.

“Sabemos da necessidade do conhecimento dos alunos sobre o tema e é fácil notar que essas atividades potencializam a compreensão. Nestes dias, o civismo tem tomado conta das escolas municipais, com atividades práticas que vão muito além do mero ato de cantar o Hino Nacional antes das aulas: temos intervenções teatrais, pintura e até poesia”, disse Eloísa Matielo Ribeiro, diretora de Educação, que terá programações especiais até o final da semana que vem.

Um dos exemplos é a EMEB Professor João Baptista Scannapieco. Por lá, a diretora Ariani Osório Assalim, a vice-diretora Renata Sandoval e a coordenadora pedagógica Juliana Leoni, organizaram ações neste sentido e até um concurso de poesia em que se destacou a aluna Ana Júlia Costa, do 4ª ano A, que assim discorreu, com o título “Homenagem à Proclamação da República”:

A proclamação da República
É uma data especial
Data em que a nossa nação
Comemora sua benção

A nação grita
A nação clama
Há sempre uma luz que chama
No coração de quem ama

Oh, nação brasileira!