Ação da Prefeitura enfrenta o descarte irregular de lixo

O Departamento de Meio Ambiente realiza, semanalmente, ações de limpeza em locais denominados “Vícios de Descartes Irregulares”. São espaços usados de maneira ilegal em que, infelizmente, algumas pessoas insistem em descartar lixo e entulho. Servidores municipais já cadastraram 70 destes pontos e, para as operações de retirada dos dejetos, são necessários deslocamentos diários de duas retroescavadeiras e de um caminhão, devido ao grande volume de materiais.

A Prefeitura informa que disponibiliza locais regulares e apropriados para o descarte do lixo, como, por exemplo, os localizados na Pedra Rachada, na Estrada Velha da Vargem, no bairro do Macuco, na saída para a Serra da Paulista, nas imediações do Pátio de Serviços Municipais e no pedágio entre São João e Vargem Grande. “Também disponibilizamos o caminhão da chamada “operação cata-treco” que circula no município, com o objetivo de garantir o correto descarte de lixo e entulhos e a redução de danos ao meio ambiente”, afirmou a prefeita Teresinha.

É bom lembrar que a Lei Municipal nº 83, de 7 de julho de 1989, “dispõe sobre a proibição da deposição de lixo em rios, córregos, mananciais e próprios municipais existentes em nosso município e em terrenos baldios de nossa cidade", e prevê multa de R$ 500,00 ao infrator.

A população pode ajudar no combate ao descarte de lixo e entulhos em locais irregulares, através de denúncia, para Ouvidoria da Prefeitura, que atende pelo WhattsApp nº (19) 99604-5961. Para formalizar a reclamação, o interessado deve enviar informações completas, como fotos que identifiquem o infrator e a placa dos veículos eventualmente utilizados para transporte dos materiais descartados.