São João recebeu o Festival Ucagê de Capoeira

Nos dias 12 e 13 de novembro (sábado e domingo), São João da Boa Vista recebeu o Festival Cultural Ucagê, focado nos participantes da Capoeira, com a certificação de 24 alunos presentes.

O evento foi organizado pela União Capoeira Gingaiê - Ucagê, sob o Comando do Contramestre Porfirio, com apoio do Time São João/Departamento de Esportes. Teatro, Capoeira, Maracatu e Samba de Roda fizeram parte do festival, além de Rodas e Oficinas com a presença de vários Mestres de 10 cidades diferentes: Mestre Martins, Mestre Animal, Mestre Rodrigo Galego, Mestre Maia, Mestre Mestiço, Contramestre Caldeira, Instrutor Sorriso e outros convidados.

No sábado, a abertura aconteceu com integração na Feira Juntô, na Praça da Catedral, na performance “O milagre dos Pássaros e outras baianidades”, com a atriz Bruna Ribeiro e a Bateria Ucagê. O dia prosseguiu com oficinas e rodas, no CSU DER.

No domingo, a programação continuou, com rodas na feira da Vila Clayton e Batizado/Trocas de Graduação no teatro da Cidade das Artes. Além do Departamento de Esportes, os apoiadores foram: Paulo Tur, Metra Saúde, Max Van, 2° Tabelião de Notas e Protestos de Letras e Títulos, Cores & Cia e Robgesso Decor.
O Contramestre Porfirio, responsável pelo Ucagê, diz que o projeto está aberto para crianças a partir dos sete anos: “Basta nos fazer uma visita, no CSU DER, às 19h das segundas e quartas-feiras”.

O Ucagê tem como objetivo manter vivo a tradição cultural da arte e luta, com intuito de resgatar os ensinamentos de velhos mestres, criando uma comunidade mais humana no aspecto social e intelectual. O grupo capacita através do conhecimento técnico, prático e teórico novos profissionais dessa cultura, levando para cada ponto de atividade do grupo a valorização do ser humano, trabalhando o respeito ao próximo, o conhecimento intelectual, a igualdade entre todos e as tradições culturais, por meio de suas atividades físicas e teóricas, transformando e entregando a comunidade local, boas pessoas que vão integrar na sociedade com um pensamento mais humano.