Projeto Samba do Povo celebra Dia da Consciência Negra

No próximo domingo (20) acontecerá, com apoio dos Departamentos Municipais de Cultura e Turismo, o projeto Samba do Povo em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento é na Praça Cel. Joaquim José e começa às 18h com a participação do grupo Samba do Povo, que também nomeia o projeto. Outra atração que faz parte desta comemoração é o grupo de rap, Mensageiros do Gueto, de Poços de Caldas-MG, que participa pela primeira vez do projeto.

“A nossa Abolição tem apenas 134 anos e, no começo do século, o samba era criminalizado, então poder celebrar nossos maiores heróis, Zumbi e Dandara, por meio da cultura, é maravilhoso.” comentou Maria Dy Lourdes Oliveira, uma das representantes do movimento negro em São João da Boa Vista e organizadora do evento, ressaltando a importância da música para a militância social.

“Estaremos celebrando a cultura afro-brasileira, em um local de encontros, celebrações, afetos, diálogos, homenagens e conexões, ou seja, um espaço comunitário que possibilita trocas e experiências. O Samba do Povo traz muita representatividade para nossa Programação de Natal, no dia da Consciência Negra.” disse Tarcísio Munhoz, Diretor do Departamento de Cultura.

Para a prefeita Teresinha, o evento é uma amostra da pluralidade do Departamento de Cultura: “Temos portas abertas para iniciativas populares, como esta do movimento negro. Nosso intuito é apoiar os projetos culturais, permitindo que eles ocupem espaços públicos diversos”.

 

WhatsApp Image 2022-11-17 at 10.58.48