Departamento de Cultura promove exposição “Consciências e Presenças Negras”

O mês de novembro é marcado pelo Dia da Consciência Negra (20), mas também pelo Dia Internacional de Luta Contra a Violência às Mulheres (celebrado nesta sexta, 25). Pensando nisso, o Departamento de Cultura tem uma nova exposição no Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira. A mostra tem o nome de “Consciências e Presenças Negras” e conta com a colaboração e orientação técnica do historiador e doutorando da USP, Luis Pedro Dragão Jerônimo.
“Nossa gestão tem promovido a cultura negra e a participação social, com muita representatividade, das atividades propostas pelo povo negro. Mais do que um sinal de respeito, esta nova exposição é um símbolo de reflexão, para que nossa comunidade siga livre de preconceitos”, disse a prefeita Teresinha.

DETALHES DA MOSTRA
A exposição, que é gratuita, já se encontra aberta para visitação e ficará na cidade até o dia 20 de dezembro. O objetivo é trazer ao público as lutas e contribuições do povo negro, a partir das lembranças dos diversos personagens históricos, divididos em quatro eixos temáticos, sendo eles:

A luta pela liberdade, no qual figuras importantes como Zumbi dos Palmares, Dandara, Tereza de Benguela e Francisco José do Nascimento (mais conhecido como Dragão do Mar) serão destaques;

A luta pela abolição, onde serão contadas histórias de abolicionistas negros como Luís Gama, José do Patrocínio e André Rebouças;

Lembranças da atuação de Machado de Assis, Aleijadinho, Cruz e Souza e Maria Firmina dos Reis e, por último, a luta da mulher negra a partir da trajetória da escritora Carolina de Jesus. A presença africana será destacada por palavras, culinária e danças.

Como forma de reflexão, a exposição também trará aos visitantes documentos e instrumentos de tortura que eram utilizados contra os escravizados e que fazem parte do acervo do Museu Histórico de São João da Boa Vista.

A exposição pode ser visitada, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Em dias de jogos do Brasil pela Copa do Mundo, a exposição fechará com 30 minutos de antecedência ao início da partida.

170A9098 170A9097 170A9092 170A9087