COMAD inicia campanha de conscientização

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, em parceria com o Departamento de Assistência Social, iniciou uma campanha de conscientização e prevenção ao consumo de álcool e drogas entre o público infanto-juvenil. A iniciativa visa mostrar as determinações legais sobre o tema, de forma bastante abrangente: “O artigo 243 da Lei Federal 8.069, de 1990, deixa claro que é crime vender, fornecer ou entregar bebidas alcóolicas para crianças ou adolescentes. Com esta campanha, vamos divulgar este assunto em escolas da rede municipal e em todas as repartições da Saúde, mostrando os malefícios do uso não apenas do álcool, mas também do tabaco”, disse a prefeita Teresinha.

TABAGISMO E CIGARRO ELETRÔNICO
Segundo a Organização Mundial de Saúde, em sua mais recente pesquisa, 24 milhões de adolescentes entre 13 e 15 anos consomem cigarros. No Brasil, há 10% de fumantes na população e estima-se que 100 mil deles sejam adolescentes.

Com relação aos cigarros eletrônicos, há 835 mil usuários habituais no país. Porém, a comercialização, importação e propaganda do cigarro eletrônico é proibida, desde agosto de 2009, pela Resolução 46 da Anvisa. A campanha do COMAD e da Prefeitura também vai abordar este tema.