Construção da UTI Neonatal tem início em São João da Boa Vist

Teve início na terça-feira (27) a construção da UTI Neonatal, um antigo sonho de São João da Boa Vista. Fruto da parceria firmada entre a Prefeitura e a Santa Casa Dona Carolina Malheiros, a obra é considerada um marco na área da Saúde, uma vez que não há uma unidade deste tipo na região para receber os bebês prematuros, que nasceram com baixo peso ou com alguma condição que possa comprometer seu crescimento.
O início da construção foi acompanhado pela prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza, uma vez que vinha há anos trabalhando para que este projeto fosse executado. A visita teve o acompanhamento do provedor da Santa Casa, Francisco Antônio Alves, e demais representantes da instituição. “Esta é uma obra que muita gente sonhou, principalmente as mães que necessitaram deste atendimento para seus bebês”, comentou. “A UTI Neonatal é uma parceria que firmamos com a Santa Casa, onde a Prefeitura repassa os recursos e a instituição cede o espaço para reforma. Esta é uma obra muito importante para nossa cidade e também será para toda a região”, destacou a prefeita.
Para o provedor da entidade, a construção desta ala representa um momento importante para a área da Saúde. “Hoje nós tivemos o privilégio de compartilhar este início das obras. E o mais breve possível essa UTI estará em condições de atender os nossos pacientes”, comentou Francisco.

INVESTIMENTOS
O convênio firmado entre a Prefeitura e a Santa Casa foi assinado no dia 22 de dezembro de 2023. A partir daí, iniciou-se todos os trâmites para a contratação da empresa responsável pela obra. A reforma da ala que será transformada em UTI Neonatal está orçada em R$ 1.187.166,96, valor proveniente de recursos municipais. Já a aquisição de equipamentos está estimada em torno de R$ 5 milhões, investimento que será feito por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). “Nós vamos iniciar com a quebra das paredes e divisas, mexendo na parte estrutural para poder aproveitar melhor os ambientes. Será necessário fazer várias adequações para atender as necessidades da UTI Neonatal”, explicou o diretor Charles Attias Júnior, que está à frente do Departamento de Engenharia.

ESTRUTURA
O novo espaço contará com a instalação de 18 leitos, subdivididos da seguinte forma: 10 leitos de UTI Neonatal – sendo sete custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e três pela rede privada –, seis leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Convencional (UCINCo) e dois leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal tipo Canguru (UCINCa).
Haverá também a adequação para a implantação de quatro leitos de Gestação de Alto Risco (GAR) e melhoria na ambiência e instalação de três leitos Pré-Parto, Parto e Puerpério (PPP), posto de coleta de leite humano e demais estruturas necessárias.

IMPORTÂNCIA
A UTI Neonatal é um ambiente dedicado aos bebês prematuros, com baixo peso ou com alguma condição que possa prejudicar o crescimento. Esses casos requerem cuidados intensivos e tratamentos específicos para sua melhora. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a situação é grave quando um neném precisa desta unidade. Normalmente, esses cuidados são preventivos e servem para propiciar a qualidade de vida à criança. “Como enfermeira, vejo diariamente a necessidade das mães em procurar uma UTI Neonatal. Muitas vezes essas crianças são transferidas para cidades distantes, o que acaba dificultando a visita dos familiares. Tendo uma unidade deste tipo aqui em São João facilitará muito, tanto no atendimento, como também na humanização”, avaliou Nair Cremonesi, assessora técnica do Departamento de Saúde.
“A UTI Neonatal será um grande complexo que beneficiará São João e nossa região, pois seremos referência para outras cidades no atendimento de bebês até 28 dias. Hoje é a realização de um grande sonho!”, concluiu o diretor Fábio Ferraz, responsável pelo Departamento de Saúde.