Casos de dengue em São João alertam moradores para combate ao aedes aegypti

De porta em porta, de segunda a sexta-feira, Agentes de Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura saem às ruas para visitar imóveis de São João da Boa Vista e combater a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Treinados e preparados, em cada residência os profissionais orientam os moradores a como eliminar de forma correta qualquer tipo de objeto que seja propenso à propagação do inseto, que é o responsável por transmitir doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela.

Embora os dados do Departamento Municipal de Saúde contabilizam até o momento 117 casos de dengue em São João, de acordo com a última atualização, o município realiza ações preventivas durante o ano todo.

Segundo o chefe do Setor de Vigilância Ambiental, Marcelo Menato, nos locais onde existe a confirmação de casos positivos as ações envolvem trabalhos de bloqueio e controle de criadouros.

“O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estabelece um perímetro e realiza visitas para a eliminação dos criadouros no entorno. Além disso, o CCZ disparou comunicados para todos os condomínios residenciais e imobiliárias pedindo atenção para os imóveis sob sua responsabilidade”, afirma.

Em residências fechadas, por motivo de o proprietário trabalhar fora o dia todo, por exemplo, a recomendação é para que os agentes deixem avisos com relatos de que há casos positivos na área visitada. Assim os moradores sabem que é necessário providenciar uma inspeção no local.

“Fizemos contato com instituições religiosas para que durante as cerimônias incluam lembretes sobre a dengue e orientem os fiéis. Todas essas ações visam somar ao serviço público um esforço para que evitemos mortes decorrentes da dengue”, finaliza Marcelo.

Sobre a quantidade de casos de dengue em São João, o Setor de Vigilância Epidemiológica reforça que outras140 pessoas aguardam por resultados.