Aulas na rede municipal retornam em 3 de fevereiro

As aulas na rede municipal de ensino de São João da Boa Vista retornam na segunda-feira, 3 de fevereiro, às 7h, em 34 unidades escolares da Prefeitura. O ano letivo de 2020 deve reunir em torno de 6.563 alunos matriculados.

Deste total, 1.712 frequentam creches, 1.461 pré-escolas e 3.390 o ensino fundamental (1º ao 5º ano).

“A recepção dos alunos se dá conforme a criatividade de cada escola. Geralmente, elas atendem aos pais e fazem a acolhida dos novos alunos para que se sintam bem no novo ambiente”, explica a diretora municipal de Educação, Maria Helena Angelini Santana.  

Na primeira semana de aulas, o cronograma de atividades inclui a distribuição de kits de materiais, livros didáticos e uniforme escolar para os novos alunos. Para atender com eficiência e qualidade, a rede municipal conta com 431 professores distribuídos em creches, pré-escolas (infantil) e ensino fundamental. O montante ainda conta com supervisores de ensino, assistentes pedagógicos, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.

A estrutura oferecida pela Prefeitura engloba o trabalho de 9 professores especialistas em Educação Física, 12 professores especialistas em Educação Especial e 119 assistentes de desenvolvimento da infância -- que atuam como auxiliares nas creches.

Em São João, desde 2013, os alunos são beneficiados com o Período Integral, que é um programa que permite uma série de atividades no contra turno escolar. Atualmente, 21 escolas dos ensinos infantil (pré-escola) e fundamental, mais 12 creches, estão inseridas na iniciativa. 

Com a proposta de bem atender, a rede tem a colaboração de 240 estagiárias. Deste total, 92 são da educação especial (acompanhamento de crianças com necessidades acentuadas), enquanto que as demais, 148, fornecem auxílio nas escolas.

Outros 13 monitores de informática, 69 instrutores de oficinas (Período Integral), 1 encarregada administrativa, 1 auxiliar de projetos pedagógicos, 2 interpretes de libras e 1 interprete de braile compõem a estrutura.  

Merenda e transporte

Os alunos matriculados em escolas da Prefeitura se alimentam diariamente de forma adequada com a chamada “Merenda Nota Mil”. Os cardápios são variados e preparados por nutricionistas, de acordo com o nível de ensino (creche, infantil e fundamental). No caso da merenda, ela também é fornecida para a rede estadual.

Quanto ao transporte, a Prefeitura disponibiliza 53 linhas terceirizadas para atender 1.900 alunos. Os veículos, equipados com monitores, são responsáveis por conduzir crianças das zona rural e alunos que moram distante da escola (mais de dois quilômetros).

“A prefeitura realiza o transporte de alunos das escolas estaduais, mediante convênio com o Estado, assim como oferta passes escolares para alunos acima de 12 anos [que moram distante mais de 2 km da escola]. O Departamento de Educação também doa passes para o aluno e o acompanhante que frequentam o CAPSi [Centro de Atenção Psicossocial Infantil] e o projeto Casulo”, destaca Maria Helena.

Nova escola do Resedás

Uma das expectativas deste ano envolve o funcionamento da nova Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) construída no Parque dos Resedás. A unidade, com capacidade para 780 alunos, terá o nome de EMEB Antonio dos Santos Cabral. O prédio de 3.228,08 m² oferece 12 salas, laboratórios, biblioteca, pátio e ginásio poliesportivo.

Avanço na Educação

Maria Helena enfatiza que a Educação em São João obteve várias conquistas nos últimos anos. “Entre elas, as inaugurações das EMEBs João Batista Scannapieco (650 alunos) e Terezinha Domenicheli Rossi” (150 crianças), transformação do Lar MEIMEI na Creche Lucy Teixeira (120 crianças), ampliação de 12 salas de aula e inauguração da quadra de esportes da EMEB Luiza de Lima Teixeira, mais a construção da quadra da EMEB Germano Cassiolato”, afirma.  

Construção de creches nos bairros Recanto do Jaguari e Nova República, e a ampliação da creche Maria de Lourdes Teixeira, no bairro Santo Antonio, estão entre os projetos em fase de desenvolvimento pela administração municipal.

“Vejo São João da Boa Vista como um grande polo educacional”, finaliza a diretora.

Foto (3) Maria Helena Angelini Santana