Reunião discute implantação do Serviço de Inspeção Municipal em São João

Uma importante reunião estratégica foi realizada na sexta-feira (8) na sede do Consórcio Intermunicipal CEMMIL, em Mogi Guaçu. Com a presença de representantes da Prefeitura de São João da Boa Vista e da empresa, o encontro teve como objetivo discutir e planejar a implementação do tão aguardado Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Trata-se de uma certificação que garante a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos de origem animal, como carnes, leite e derivados, produzidos em estabelecimentos dentro do município.
Na ocasião, a administração municipal foi representada pelos diretores Osires Colosso Filho, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico, e Marcos Santos, à frente do Departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, além de Jorge Wellington, chefe de Inovação Projetos e Indústrias. Já o CEMMIL foi representado pelo coordenador-geral Fábio Fraga e a gerente administrativa Marcela Botti.

DESENVOLVIMENTO
Durante a reunião, diversos aspectos relacionados à implantação do SIM foram discutidos de forma minuciosa. Questões como os processos de aprovação junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA), os benefícios esperados para os produtores de alimentos de origem animal da região e os desafios a serem enfrentados estiveram entre os temas debatidos.
Embora o processo de implementação possa enfrentar algumas barreiras burocráticas, a união de esforços entre Prefeitura, CEMMIL e demais órgãos envolvidos demonstra um comprometimento coletivo em busca de melhorias para a comunidade e o setor produtivo local. O resultado esperado é a consolidação de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico sustentável e à preservação ambiental na região.

BENEFÍCIOS
Um dos principais benefícios aos produtores que se regularizarem é comercializar em 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal CEMMIL, além de contar com apoio e assessoria veterinária pelos municípios. Essa iniciativa visa promover o desenvolvimento econômico sustentável e garantir a qualidade dos produtos locais.