Prefeitura e Instituto Federal firmam acordo para implantar telecentro, laboratório itinerante e vários cursos

 

A prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza assinou o acordo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de São João da Boa Vista e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. O ato foi formalizado na manhã de quinta-feira (7) nas dependências do campus sanjoanense da instituição de ensino.
Na ocasião, a prefeita foi recebida pelo diretor-geral, o professor Diego Valente, e equipe. A parceria também foi assinada pelo reitor, professor Silmário dos Santos, e prevê a promoção da inclusão digital e o incentivo à educação por meio de cursos e capacitações voltadas à comunidade local. O encontro contou com a participação do diretor Osires Colosso Filho, responsável pelo Departamento de Desenvolvimento Econômico, e Kelly Cristina Evaristo, chefe de Políticas de Emprego e Renda.
O projeto atuará com a disponibilização de um telecentro para a promoção da inclusão digital e educacional, com a oferta de ações formativas nas áreas de tecnologia e emprego, como curso básico para uso de computadores, acesso à internet, edição de textos, elaboração de currículos, acesso a serviços públicos, entre outros.
Nesta parceria, a Prefeitura será responsável por ceder espaço e a infraestrutura para o telecentro no Terminal Urbano (no antigo AcessaSP). Já o Instituto Federal entrará com os equipamentos, instrutores e ações formativas. A ideia é oferecer acesso gratuito e orientação para uso da população. Isso inclui capacitar para o acesso e navegação, visando a busca pela democratização ao mundo digital. Além disso, o espaço será utilizado para ações educacionais de interesse comunitário.

PROJETO ITINERANTE
Já no projeto itinerante de promoção de cursos, o Instituto Federal cederá um laboratório móvel – adaptado em um contêiner – para as atividades presenciais nos bairros, além dos equipamentos e oferta de formações. Já a Prefeitura será responsável pelo transporte do contêiner, manutenção, instalações de energia, internet e segurança. Os cursos serão destinados a toda a sociedade, em especial aos grupos em vulnerabilidade social. As temáticas serão desenvolvidas buscando o cooperativismo, a formação para o trabalho e para a vida, além de empreendedorismo, tecnologias, inclusão social/digital, entre outras demandas.

INVESTINDO EM EDUCAÇÃO
Teresinha agradeceu ao Instituto Federal pela parceria e destacou a relevância da educação para a melhoria da vida dos cidadãos. “Sou grata a Deus e ao IF por todas as parcerias que temos feito. Sabemos da importância em investir na educação, principalmente nesta era tecnológica e das redes sociais, em que informação é vital”, destacou. “Estamos dando oportunidades e buscando atingir o maior número de pessoas, para que possam realizar seus sonhos por meio da capacitação, principalmente aqueles que mais necessitam”, completou a prefeita.
Para o diretor-geral do campus São João, professor Diego Valente, desde 2021, o Instituto Federal destaca-se nas parcerias municipais, com o cursinho popular, camerata, entre outros. “É uma forma de devolvermos à comunidade tudo que desenvolvemos dentro da instituição, cumprindo nosso papel social e sendo entes transformadores por meio da educação de qualidade. Acreditamos que o projeto será um sucesso”, declarou.
Priscila Cabreira de Freitas, coordenadora dos projetos de inclusão social e digital do IF, explica que as ações devem ser implementadas em até 60 dias. “Estamos na etapa de organização dos trabalhos, com o levantamento das demandas e estruturação dos locais (contêiner e telecentro) para receber os alunos”, concluiu.

WhatsApp Image 2024-03-07 at 16.57.38 (3) WhatsApp Image 2024-03-07 at 16.57.38 (2) WhatsApp Image 2024-03-07 at 16.57.38 (1) WhatsApp Image 2024-03-07 at 16.57.38 WhatsApp Image 2024-03-07 at 16.57.37 (1) WhatsApp Image 2024-03-07 at 16.57.37