Bem-Estar Animal: vacinação é essencial para evitar a parvovirose em cães

O Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal identificou recentemente casos de parvovirose em cães de São João da Boa Vista. A doença é causada pelo parvovírus e é altamente contagiosa, afetando principalmente o sistema gastrointestinal dos animais, causando diarreia (principalmente com a presença de sangue) e vômitos intensos.
A parvovirose acomete principalmente os cães filhotes e adultos não vacinados e debilitados. A transmissão ocorre a partir do contato com as fezes de um cachorro doente. O vírus pode permanecer por meses no ambiente, sobrevivendo em objetos como comedouros, roupas, cobertores e até no piso. Daí a importância de zelar pela limpeza e higienização correta desses itens e locais onde os animais ficam.
De acordo com o veterinário Willian Silva, diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, os tutores devem manter as vacinas de seus cães em dia. “Se o animal está devidamente vacinado, dificilmente vai adquirir a doença”, observou.
O diretor explica que a vacinação é essencial para evitar a parvovirose, porém, os filhotes são mais frágeis e exigem cuidados redobrados. Diante disso, recomenda-se que o tutor evite levá-los à rua antes que o cãozinho complete um ano de vida, bem como evite também o contato com outros cachorros e zelando pela limpeza do local em que vive.