Prefeito visita alojamento do Exército em São João

O prefeito Vanderlei Borges de Carvalho esteve no Centro de Integração Comunitária (CIC) na tarde desta quinta-feira, 21, para acompanhar parte do Exercício Agulhas Negras -- ação militar coordenada pela 2ª Divisão de Exército –-, considerado o trabalho de adestramento militar mais completo do Exército Brasileiro.

Em São João da Boa Vista, os militares estão ocupando as instalações do CIC. Desta forma, quem passa pela Avenida Rodrigues Alves, entre os bairros Santo André e Rosário, percebe a movimentação de militares e veículos diferentes do cotidiano.

Por volta de 13h, chegou ao CIC o general de Exército Marcos Antônio Amaro dos Santos, comandante militar do Sudeste, oportunidade em que foi recepcionado pelo prefeito Vanderlei.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Carlos Domiciano (Bira); o reitor do Unifae, Francisco Arten; e o 1º sargento do Tiro de Guerra 02/036, André Kondo; estiveram presentes. Em seguida, eles participaram de um almoço no CIC.

Em conversa com o prefeito, general Amaro afirmou que a operação envolve um trabalho de grande envergadura em vários municípios paulistas, incluindo São João. A proposta do treinamento está ligada a manter o estado de prontidão em operações ofensivas.

“Nós temos contado com excelente apoio do prefeito da cidade. Isso é muito importante, principalmente, pelo contato entre Exército e população. Eles vão conhecer o nosso trabalho e certamente valorizar as nossas atividades militares. O exército conta com grande credibilidade da população, e essa proximidade reforça ainda mais essa confiança”, enfatizou o comandante.

A Área de Operações do Exercício Agulhas Negras inclui as cidades de Pirassununga, Aguaí, São João da Boa Vista, Analândia, Itirapina, Brotas, Torrinha, Santa Maria da Serra, Barra Bonita, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Dois Córregos, Mineiros do Tietê, Botucatu e Igaraçu do Tietê.

Cerca de 4.200 militares de mais de 30 unidades do Exército participam do trabalho, que será concluído no dia 29 de novembro.

Autoridades militares

Também estiveram em São João o general de Divisão André Luís Novaes Miranda (comandante da 2ª Divisão), general de Divisão João Chalella Júnior ( comandante da 2ª Região Militar), general de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa (chefe do Preparo da Força Terrestre), general de Brigada Sérgio dos Santos Szelbracikowski (diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo), general de Brigada Carlos Waldyr Aguiar (comandante da Aviação do Exército), general de Brigada Luís Cláudio de Mattos Basto (comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve) e general de Brigada Alexandre de Almeida Porto (comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea).

Agulhas Negras

O Exercício Agulhas Negras é um adestramento previsto no Plano de Instrução Militar do Exército Brasileiro e a realização do treinamento não está vinculada a nenhum contexto de emprego real e recente das Forças Armadas.

O exercício envolve diversas atividades militares, dentre as quais se destacam deslocamentos de tropa a pé e motorizados, ações com presença de tropa nas localidades, patrulhas, emprego de helicópteros, ações simuladas de incidentes químicos e transposição de curso d’água, entre outras.