Usuários do Transporte Coletivo farão viagens mais rápidas em São João

Sete das 12 linhas deixam de ser circulares e passam a ser diametrais; passageiro ganhará até 30 minutos por viagem e a mudança trará economia aos usuários

A Rápido Sumaré, concessionária do transporte urbano de São João da Boa Vista, implantará mudanças operacionais para tornar mais ágil o atendimento em sete linhas.

A partir de 1º de novembro, as linhas denominadas DER - 01.1, Pratinha - 03.01, Primeiro de Maio - 04.1, Jardim Ipê - 02.1, Vila Brasil - 05.0, Durval Nicolau - 06.0 e Bairro Alegre - 09.0 passarão a atender os usuários de maneira mais rápida. 

 "As linhas serão diametrais, ou seja, passarão a ligar duas regiões distintas da cidade, passando pelo Centro", afirma Paulo Barddal, diretor de Comunicação da empresa.

Com a mudança, como os passageiros dessas linhas não precisarão mais descer no Centro e fazer baldeação para um segundo ônibus, a tendência é uma redução no tempo de viagem de até 30 minutos. Por exemplo, os passageiros da região do DER que utilizam a linha 01.1 e que quiserem ir para a região do Pratinha e do Primeiro de Maio ou vice-versa, poderão fazê-lo pagando apenas uma passagem e sem a necessidade de trocar de ônibus para chegar ao destino.

Os passageiros da região do Jardim Ipê que utilizam a linha Jardim Ipê - 02.1, que quiserem ir para a região do Bairro Alegre ou vice-versa, também poderão fazê-lo pagando apenas uma passagem e sem a necessidade de trocar de ônibus no meio do percurso.

As mudanças vão ainda contemplar os passageiros da região da Vila Brasil, linha 05.0, que querem seguir para a região do Durval Nicolau, linha 06.0, ou vice-versa, que também pagarão apenas uma passagem e sem a troca de veículo. Com as alterações os usuários ganharão 120 novos horários mensais em dias úteis, distribuídos por estas linhas, e ganharão em agilidade, economia e conforto.

No sistema atual, o circular, o cliente precisa fazer baldeação no terminal, ou seja, para ir de um bairro a outro ele precisa descer do ônibus e entrar em outro veículo para continuar a viagem. "Quando isso ocorre e o usuário possui o cartão, ele o passa novamente sem pagar, usando a integração. Mas se o pagamento é feito em dinheiro, o usuário precisa pagar outra passagem para continuar a viagem", explica Barddal.

A mudança torna a viagem mais rápida, pois no sistema atual o passageiro perde entre 20 a 30 minutos com a baldeação. Tais modificações estão sendo implantadas para buscar um equilíbrio econômico-financeiro no sistema do transporte coletivo em São João da Boa Vista, em virtude da concorrência com os aplicativos e com os mototáxis.

A Rápido Sumaré opera em São João da Boa Vista com uma frota de 18 ônibus e uma idade-média de cinco anos. As doze linhas que atendem o Município recebem uma média de 190 mil passageiros mensais, sendo que 48% é gratuidade.

Cartão traz economia

Quem utiliza o cartão nos ônibus urbanos de São João da Boa Vista só tem vantagens. Ele paga a passagem com desconto, já que o valor normal é R$ 4,50, enquanto no Cartão Comum ou no Vale-Transporte, a mesma sai por R$ 4,15 e com direito a integração de uma hora.

O usuário ainda embarca mais rapidamente, pois não perde tempo para aguardar o troco, e ele ainda melhora a segurança nos ônibus, já que o uso dos cartões reduz o risco de assaltos. Atualmente, 75% dos usuários utilizam o Cartão Comum, Escolar ou o VT na cidade.

Assessoria de Imprensa Rápido Sumaré