Boa Tarde! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Fale Conosco:
Gabinete do Prefeito
Administrativo
Recursos Humanos
Comunicação Social
Cultura e Turismo
Educação
Engenharia
Esportes
Financeiro
Jurídico
Serviços, Obras e Infraestrutura
Ass. Planej. Gestão e Desenvolvimento
Assistência Social
Saúde
Meio Amb, Agricultura e Abastecimento
Procurar por uma cidade como São João da Boa Vista, identifica-o como empresário exigente e que procura o que há de melhor em termos de infra-estrutura adequada aliada a uma excepcional qualidade de vida.




PROGRAMA DE
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Segunda-Feira 1 de Setembro de 2014

HISTÓRICO | REQUISITOS | CRONOGRAMA

HISTÓRICO

A Administração Municipal continua priorizando a geração de emprego e renda como forma de resgatar a cidadania e promover a inclusão social contribuindo para um melhor ambiente para se viver. A vinda de novas empresas e o crescimento de empresas locais gerou um aumento significativo de vagas de trabalho. No entanto as vagas oferecidas estão sempre relacionadas às funções técnicas operacionais. Portanto é fundamental a qualificação profissional adequada a fim de que as mesmas sejam ocupadas por nossa gente.

Considerando que a qualificação profissional nem sempre é acessível ao sanjoanense em função dos seus custos o prefeito reservou no orçamento de 2009 o valor de R$ 500.000,00 para investir em qualificação da mão de obra, focando o trabalhador que está desempregado, a fim de que tenha acesso aos empregos que estão sendo criados.
Embora este programa já estivesse preparado, a crise atual reforça a sua oportunidade, pois somente a qualificação abre novas portas.

A definição dos cursos a serem oferecidos foi com base num criterioso levantamento das necessidades das empresas locais e das que estão vindo envolvendo todos os setores econômicos da cidade, principalmente as atividades industriais. Participaram desse levantamento os gerentes de Recursos Humanos de todas as empresas, alguns diretores, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de São João da Boa Vista e Região.

A proposta de qualificação está composta de várias fases e o objetivo é qualificar completa e intensamente o trabalhador. Serão cerca de 2.000 matrículas no primeiro semestre. O trabalhador vai participar de um programa composto de varias etapas e no final de todas, ele terá conquistado um alto padrão de conhecimento.

Haverá cursos durante o dia possibilitando a capacitação pelo menos no curso básico. Posteriormente, se houver demanda, os demais cursos poderão ser transferidos para o período noturno, aos sábados e domingos.

A partir da implantação do Programa de Capacitação Profissional as indústrias darão preferência sempre a trabalhadores com os cursos concluídos. Para gerar oportunidades aos que não tenham experiência, mas prática ou curso executado. Esta oportunidade se dará conforme as necessidades de cada indústria.

Além dos recursos da Prefeitura, o SENAI está oferecendo gratuitamente os cursos de Torneiro Mecânico, Auxiliar de Manutenção, Desenhista Copista, Eletricista Instalador, Padeiro e Confeiteiro.

Além disso, a Prefeitura e a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho estão firmando um contrato de treinamento a ser ministrado pelo SENAI para mais 700 trabalhadores. Assinado este contrato, serão mais 700 vagas de curso em Mecânica Básica e Solda totalizando, então, 2.720 trabalhadores capacitados no ano de 2.009.

O Programa

O objetivo do Programa é a capacitação dos trabalhadores locais melhorando a sua condição de acesso às vagas de emprego geradas na cidade com a vinda das novas empresas ou com a expansão das empresas locais. Também criar em São João um ambiente de formação profissional e disponibilidade de trabalhadores capacitados contribuindo para a atração e desenvolvimento de novos empreendimentos.
Para colocar o Programa em prática a atual administração está criando 2.720 vagas de treinamento gratuitas.

Público Alvo

- Pessoas naturais de São João da Boa Vista ou que sejam residentes no Município há pelo menos três anos;
- Idade entre 18 (dezoito) a 53 (cinqüenta e três anos);
- Desempregados formais, que necessitem de capacitação profissional para serem inseridos no mercado de trabalho;
- Que tenham a escolaridade mínima exigida para cada curso;
- Que necessitem de bolsa para custear a qualificação.

A Inscrição

Os interessados deverão:

- Comparecer no Posto de atendimento do Trabalhador - PAT- para se cadastrar (levar CPF, RG e carteira de trabalho). Este cadastro também pode ser feito pela Internet no site www.empregasaopaulo.sp.gov.br .
Local do PAT: Largo da Estação.

- Logo em seguida, se encaminhar até SENAI para fazer a sua inscrição levando os seguintes documentos RG (cópia), CPF, Comprovante originais de residência e comprovante de escolaridade.

- A escolaridade mínima para os cursos é o ensino fundamental completo. Exceto para os cursos de Costura Industrial e Panificação que é desejável 6ª série.
Local do SENAI: Av. Brasília nº 1021, Perpétuo Socorro

Qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimento ligue: (19) 3631-8898; pelo e-mail adsaojoao@agenciadesenvolvimento.com.br; diretamente na Agencia de Desenvolvimento ou Escola do SENAI.

Quais são as instituições envolvidas:

- Prefeitura Municipal: Responsável pela idealização do programa, sua montagem, organização, logística e operação.
- SENAI: Responsável pela capacitação da mão de obra
- Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista: Execução da operação do programa, controle e resultados de empregabilidade.e operação do programa “ Banco de Talentos”
- Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Materiais Elétricos de São João da Boa Vista e Região: Responsável por parte do levantamento da demanda de mão de mão de obra, negociação com empresas para organização dos treinamentos práticos nas empresas e programa para empregado sem experiência prática.
- Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho: Apoio financeiro para capacitar 700 trabalhadores nos cursos de mecânica básica e solda no segundo semestre de 2009.
- PAT: Cadastramento do desempregado no Programa “Emprega São Paulo”.
- Banco de Talentos: Acompanhamento do trabalhador desde a sua inscrição nos cursos, até 3 meses após a sua empregabilidade.
- Conselho Municipal de Desenvolvimento: Avaliação, contribuição, acompanhamento dos resultados e aprovação da proposta.
-Empresários, Diretores, Gerentes das Empresas Locais: Participação no levantamento das necessidade de treinamento da mão de obra local, planejamento das ações, definição dos conteúdos instrucionais a serem adaptados à realidade local e validação da proposta final.

 

DICAS E INFORMAÇÕES
Dois distritos industriais, somando 460 mil metros quadrados.
CONHEÇA MAIS!


[ mais vídeos ]
 
A Cidade de São João
Cemitério
Compras / Licitações
Concursos Públicos
Consulta de Abertura de Empresa
Consulta de Processos
Detran - SP
DIPAM Transmissão de GIA
Downloads
IPVA
Jornal Oficial
Notícias da Cidade
Ouvidoria
Procon - SP
Programa "Em dia com a Prefeitura"
Transparência São João
Unidades e Serviços de Saúde
2ª Via de Tributos/Taxas
Plano Municipal de Acessibilidade






Vagas Abertas

A qualificação profissional é fundamental para se obter um emprego.
A prefeitura municipal está investindo recursos financeiros para que você possa melhor se qualificar para os empregos que estão sendo gerados, os cursos são gratuitos.

Clique aqui e conheça.


©2014 • PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA • ADMINISTRAÇÃO 2013-2016

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 366
Centro - CEP 13870-213
São João da Boa Vista-SP
CONTATOS
Central: (19) 3634-1000
Pátio: (19) 3634-8000
Ouvidoria: 08000 7730156

Setor de Fiscalização: (19) 3634-1018
Setor de Licitações: (19) 3634-8006
WebSite: (19) 3634-2644 - sti@saojoao.sp.gov.br

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Dg3 Comunicação