Bom dia! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Fale Conosco:
Gabinete do Prefeito
Administrativo
Recursos Humanos
Comunicação Social
Cultura e Turismo
Educação
Engenharia
Esportes
Financeiro
Jurídico
Serviços, Obras e Infraestrutura
Ass. Planej. Gestão e Desenvolvimento
Assistência Social
Saúde
Meio Amb, Agricultura e Abastecimento
Procurar por uma cidade como São João da Boa Vista, identifica-o como empresário exigente e que procura o que há de melhor em termos de infra-estrutura adequada aliada a uma excepcional qualidade de vida.


SÃO JOÃO EM NOTÍCIAS
Quarta-Feira 16 de Abril de 2014

20 de Março de 2013
Centro de Controle de Zoonoses orienta população a se prevenir contra a dengue

 
 
 

São poucos os casos suspeitos de dengue registrados em São João da Boa Vista. Segundo levantamento do departamento de Saúde, até o momento foram diagnosticados quatro casos da doença, sendo todos contraídos fora da cidade. Os números são reflexo das eficientes ações de prevenção realizadas pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) em todas as áreas do município. 

Apesar de controlada a situação, o coordenador do CCZ, Roberto Hoffmann, afirma que é preciso manter o trabalho ininterrupto. “O cronograma é organizado de janeiro a abril e de julho a outubro, onde são feitas as ações de rotina, enquanto que nos meses de maio, junho, novembro e dezembro, são desenvolvidas as ações de intensificação nas áreas de maior risco”, explica. 

A prevenção da dengue se dá basicamente pela eliminação dos criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. São considerados criadouros todos os recipientes, objetos, reservatórios, piscinas e outros locais que possam servir de acumulo de água parada em qualquer quantidade. 

Para manter a eficiência do trabalho, as equipes da Vigilância Ambiental, CCZ, PSF (Programa de Saúde da Família) e agentes comunitárias de saúde, realizam visitas sistemáticas de rotina em todos os imóveis da cidade pelo menos duas vezes ao ano. “Esse trabalho casa a casa é base importante do programa que visa primeiramente à orientação permanente da população em geral e a eliminação de criadouros que deve ser feita junto com o responsável pelo local”, afirma Hoffmann.

Além das visitas de rotina, são realizadas visitas diferenciadas em alguns imóveis classificados como de maior importância no controle da doença. São os considerados pontos estratégicos: cemitério, ferros-velhos, borracharias e os imóveis especiais que podem possuir maior número de criadouros. 

De acordo com o CCZ, as avaliações são feitas periodicamente em cada setor da cidade. Quando há notificação de casos suspeitos ou confirmados, são realizadas ações de bloqueio de foco e identificação de novos casos. Caso detectada a transmissão da doença, é elaborada estratégia para atender os pacientes nas unidades de saúde. É importante que pessoas doentes, acometidas de febre, desânimo, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, procurem o serviço médico, mesmo que os sintomas não sejam intensos. “A dengue pode matar e sem dúvida trazer muitos prejuízos: despesas no tratamento, perda de dias de trabalho etc. A prevenção é simples: basta que cada pessoa gaste dez minutos por semana visitando o seu ambiente com o olhar voltado para possíveis criadouros”, orienta o coordenador do CCZ. 

Roberto Hoffmann afirma que grande parte da população tem consciência da prevenção e por isso colabora para que as equipes desenvolvam o trabalho sem qualquer tipo de obstáculo. “São raras as pessoas que ainda resistem, pois nosso trabalho é conhecido há muito tempo e os nossos agentes são identificados com uniforme e crachá. Além do que, são bem treinadas e muito experientes nas abordagens durante as visitas”, conclui.

 

[ Voltar ]



DICAS E INFORMAÇÕES
Dois distritos industriais, somando 460 mil metros quadrados.
CONHEÇA MAIS!


[ mais vídeos ]
 
A Cidade de São João
Cemitério
Compras / Licitações
Concursos Públicos
Consulta de Abertura de Empresa
Consulta de Processos
Detran - SP
DIPAM Transmissão de GIA
Downloads
IPVA
Jornal Oficial
Notícias da Cidade
Ouvidoria
Procon - SP
Programa "Em dia com a Prefeitura"
Transparência São João
Unidades e Serviços de Saúde
2ª Via de Tributos/Taxas
Plano Municipal de Acessibilidade








Clique aqui!

Vagas Abertas

A qualificação profissional é fundamental para se obter um emprego.
A prefeitura municipal está investindo recursos financeiros para que você possa melhor se qualificar para os empregos que estão sendo gerados, os cursos são gratuitos.

Clique aqui e conheça.


© 1997-2014 • PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA® - ADMINISTRAÇÃO 2013-2016 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
PABX CENTRAL (19) 3634-1000 | PABX PÁTIO CENTRALIZADOR (19) 3634-8000

Quaisquer solicitações ou informações sobre o website enviar e-mail para sti@saojoao.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3634.2644 setor de Tecnologia da Informação
Desenvolvido por Dg3 Comunicação