Boa Tarde! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

PROCESSO ELEITORAL

RESULTADO PRELIMINAR PROVA OBJETIVA E SUBJETIVA E CANDIDATOS HABILITADOS PARA ELEIÇÃO

Gabarito Oficial
Homologação: Candidatos para Prova
Relação dos Inscritos Habilitados
Edital 001/2019

Terça-Feira 23 de Julho de 2019

14 de Maio de 2019
CCZ alerta sobre casos de raiva em morcegos em áreas urbanas

Saúde confirma caso de Raiva em morcego encontrado morto em área urbana

No início do mês de abril um morcego foi encontrado morto no quintal de uma residência no bairro do Perpétuo Socorro. A moradora acionou o Centro de Controle de Zoonoses que recolheu o animal e encaminhou para o Instituto Pasteur de São Paulo que confirmou, essa semana, o diagnóstico.

O morcego encontrado morto foi supostamente atacado pelo gato da família, que já tinha vacina antirrábica prévia, recebeu as doses de reforço e está sendo acompanhado pelo CCZ. Um reforço da vacina também está sendo oferecido casa a casa para os cães e gatos que residem nos arredores do local onde foi encontrado o morcego.

Outros dois casos semelhantes já haviam sido confirmados em 2018, no Jardim Santa Clara e no Jardim Molinari. Todas as medidas cabíveis foram adotadas na ocasião

ORIENTAÇÕES E ATENDIMENTO

O Departamento de Saúde orienta que as pessoas nunca toquem em morcegos vivos ou mortos, tanto pelo risco de infecção pelo vírus, quanto pelo fato de que matar o animal é considerado crime ambiental.

Em caso de morcegos mortos ou com comportamento estranho é necessário acionar o CCZ para efetuar o seu recolhimento e encaminhamento adequados.

O contato pode ser pelo telefone 3631-6768 ou através da Ouvidoria no 0800 77 30 156, que funciona de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h.

São considerados comportamentos estranhos em morcegos atitudes como voar durante o dia, ficar pendurado em locais com incidência direta de luz solar, permanência dentro das residências ou que estejam caídos no chão.

Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados contra a raiva anualmente, inclusive aqueles que não têm acesso à rua, uma vez que podem ter contato com morcegos infectados mesmo dentro de casa.

O CCZ mantém um Posto Fixo de Vacinação Antirrábica gratuita que funciona no seu horário normal de expediente.