Boa Tarde! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

PROCESSO ELEITORAL

Reunião Instrutiva para o Processo Eleitoral

Resultado Final - Prova Objetiva e Subjetiva

RESULTADO PRELIMINAR PROVA OBJETIVA E SUBJETIVA E CANDIDATOS HABILITADOS PARA ELEIÇÃO

Gabarito Oficial
Homologação: Candidatos para Prova
Relação dos Inscritos Habilitados
Edital 001/2019

Segunda-Feira 23 de Setembro de 2019

07 de Maio de 2019
Dupla Lourenço e Lourival estará na Semana Fica-Fica

Programação oferece quatro noites de música sertaneja em diferentes palcos da cidade

A consagrada dupla sertaneja Lourenço e Lourival será a atração do dia 23 de maio, às 20h30, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista, na abertura da 5ª Semana Fica-Fica. A entrada é gratuita.

Realizado pela Prefeitura, sob a coordenação do Departamento de Cultura, o evento termina no dia 26.

Além da abertura no Theatro, os shows estão agendados para a Praça Jair Januzzi (Praça da Viola), no Jardim Europa; Praça Juscelino Kubitschek, na Vila Valentim; e Praça Joaquim José, no Centro.

Referência no estilo musical, os irmãos Lourenço e Lourival, nascidos na região de Ribeirão Preto, interpretam as conhecidas canções “Franguinho na Panela”, “Anel de Noivado”, “A Caneta e a Enxada”, “Os Três Boiadeiros Japoneses”, “Se Ainda Existe Amor”, entre outros sucessos.

A dupla tem 65 anos de carreira. No dia seguinte após a abertura, sexta-feira, 24, às 20h30, a Orquestra de Viola Caipira de São João da Boa Vista leva o som à Praça Presidente Juscelino Kubitschek, na Vila Valentim.

Na noite de sábado, mesmo horário, a Orquestra volta a se apresentar, desta vez, na Praça Jair Januzzi (Praça da Viola), no Jardim Europa. O encerramento acontece no domingo, dia 26, às 20h, na Praça Coronel Joaquim José (Fonteatro Emílio Casline). Na oportunidade, o show é com o cantor Serginho.

“É um evento do calendário municipal de Cultura, que mescla os diversos conceitos atuais da música sertaneja, sendo também um espaço para apresentação de artistas locais ao lado de nomes consagrados, como a dupla Lourenço e Lourival”, que estamos trazendo neste ano, sempre com entrada franca”, explica Hélio Corrêa Fonseca Filho, diretor de Cultura.

Homenagem

A Semana Fica-Fica acontece desde 2013, ano em que foi instituída a lei municipal, de autoria do vereador Luís Carlos Domiciano (Bira), para homenagear o radialista Gavino Quessa.

Desde então, nomes como Belmonte e Amaraí, Marcelo Costa, As Galvão e Baiano e Baianinho participaram das apresentações. Considerado um dos comunicadores mais populares da história do rádio sanjoanense, Fica-Fica promoveu diversos eventos com a presença de renomados artistas.

Trajetória

Filho de imigrantes italianos, Fica-Fica nasceu em Andradas (MG), em 1922. O apelido surgiu mais tarde, em 1947, quando começou a carreira artística.

Dono do famoso bordão “Zé Capoeira, acertou a rodeira, prega fogo!”, o comunicador se tornou um dos radialistas mais populares de São João da Boa Vista e região. Começou apresentando programas de auditório na Difusora ZYJ6. Tempos depois, na Piratininga (AM-970), produziu atrações como “Terra Sempre Terra”, “Amanhecer no Sertão”, “Viola de Ouro” e “Festa na Fazenda”.

Marcado por prestigiar artistas locais, seus shows, realizados em São João, reuniram estrelas como Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho, Milionário e José Rico, Elke Maravilha, Trio Parada Dura e Irmãs Galvão (As Galvão). Nos programas de rádio, entrevistou Chitãozinho e Xororó, João Paulo e Daniel, entre outras duplas que atingiram nível diferenciado de popularidade.

Reconhecimento

Em 1982, os excelentes serviços prestados por Fica-Fica sensibilizaram, na época, o presidente da Câmara Municipal, Sidney Beraldo, que concedeu ao comunicador o título de Cidadão Sanjoanense.

Mais tarde, seu nome seria colocado no bosque municipal de São João como forma de homenagem. Além de utilizar a voz como instrumento de trabalho, ele exerceu funções de chofer de taxi, vendedor de peixe e frutas. A famosa loja “Jeca Tatu”, no antigo mercado municipal, pertenceu ao radialista.

Despedida

Fica-Fica morreu há 25 anos, em 1994. No entanto, mesmo após a sua morte, os jargões continuam sendo divulgados para as novas gerações, por meio dos filhos Osvaldo Quessa e Neno Quessa, também radialistas.

Os herdeiros comandam na mesma rádio, onde o pai brilhou, os programas “Terra sempre Terra” e “Manhãs na Roça”. As atrações podem ser ouvidas aos sábados e domingos, no período da manhã.