PROCESSO ELEITORAL

Quarta-Feira 26 de Junho de 2019

30 de Abril de 2019
Novo auditório é instalado no Creas por alunos do Senac

Os estudantes do curso de Auxiliar Administrativo também organizaram o arquivo do setor

O Departamento Municipal de Assistência Social recebeu no Creas os alunos do curso profissionalizante de Auxiliar Administrativo do Senac. Para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas, eles instalaram um auditório em um almoxarifado desativado e organizaram o arquivo do setor.

“Eles pediram uma oportunidade de mostrar tudo aquilo que aprenderam na sala de aula e colocar em prática em algum lugar do Departamento”, conta a diretora municipal de Assistência Social, Eliane Rossi. “O espaço é bem grande e nós entendemos que o arquivo-morto deve guardar somente o que é necessário, então a gente pediu que fizessem esse projeto e que contivesse um espaço onde pudéssemos ter reuniões, um miniauditório”.

Os estudantes se dividiram em grupos responsáveis por diferentes atribuições. Primeiro foi necessário esvaziar o local, selecionar o que ainda era utilizável e catalogar os objetos. “A Assistência Social precisava de um auditório, então os alunos construíram essa solução para a problematização apresentada”, conta a professora do curso, Adriana Paiva. “Eles se dividiram em três grupos, ‘arquivo-morto’, ‘patrimônio’ e ‘logística’, para executar e desenvolver o planejamento proposto”.

Andressa de Souza ficou satisfeita com a atividade. “Além de ajudar, colocamos em prática o que aprendemos. É um aprendizado que a gente vai levar para o resto da vida”, diz a aluna. “A gente tirou tudo e organizou cada setor. Tinha muita coisa dentro de pastas, caixas, então a gente organizou por ano, ordem alfabética, projetos. Agora tem mais fácil acesso para eles aqui”.

“As atividades foram supervisionadas. Cada assunto tem um funcionário responsável, que orientava sobre o que podia ser jogado fora ou devia ser guardado”, explica Eliane.

O serviço durou cerca de uma semana e colocou à prova os estudos realizados por eles ao longo do curso. A coordenadora de Administração do Senac, Polyana Galligani, defende a união da prática com a teoria. “Ter a possibilidade de a Assistência Social abrir esse espaço para o Senac para que os alunos possam praticar o que aprenderam em sala de aula é fundamental”.

Creas

Localizado na Rua dos Tavares, nº 8 – Pratinha, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) recebe famílias e pessoas em situação de risco, vulnerabilidade social ou cujos direitos foram violados.

Segundo o site da Secretaria de Desenvolvimento Social, são atendidas vítimas do trabalho infantil ou de abandono, pessoas em situação de rua ou que tenham sofrido violências física, psicológica e sexual, discriminadas em razão da orientação sexual ou da etnia. Adolescentes que estejam em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto em casos de liberdade assistida ou de prestação de serviços à comunidade e pessoas beneficiárias do programa Bolsa Família em casos de violação de direitos também estão incluídos neste grupo.

O Creas orienta e encaminha os cidadãos para a Assistência Social, presta orientação jurídica, dá apoio às famílias e suporte no acesso à documentação pessoal, além de estimular a mobilização comunitária. Abordagem Social, Serviço para Pessoas com Deficiência e Medidas Socioeducativas em Meio Aberto são alguns dos serviços que podem ser ofertados, além do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), de aplicação obrigatória.