Sexta-Feira 19 de Abril de 2019

04 de Fevereiro de 2019
Começam as obras da rotatória entre as Avenidas Durval Nicolau e Oscar Pirajá

Máquinas executam serviços de terraplanagem
Caminhão descarrega terra para construção da rotatória
Novo Pátio Centralizador de Serviços

Nesta segunda-feira, o Gabinete do Prefeito autorizou a ordem de serviço para o início da construção da rotatória entre as Avenidas Durval Nicolau e Oscar Pirajá Martins, nas imediações do Pátio Centralizador de Serviços da Prefeitura de São João da Boa Vista.

De acordo com o projeto desenvolvido pelo Departamento de Gestão e Planejamento, o dispositivo terá 60 metros de diâmetro, está orçado em R$ 772 mil e será executado com recursos municipais e federais (Ministério das Cidades).

Na primeira fase, os trabalhos englobam a parte de terraplanagem, que deve consumir 50% dos recursos investidos na obra.  Serão depositados no local cerca de 25 mil m³ de terra -- aproximadamente 4.200 viagens de caminhões --, para que o solo da parte interna do Pátio seja nivelado ao das vias públicas adjacentes.

O projeto prevê o plantio de 6.500 m² de grama para ornamentação, construção de 600 m² de calçada e 2.000 m² de pavimentação asfáltica. Por enquanto, a maioria dos serviços de terraplanagem está concentrada na parte interna do Pátio.

Embora seja de grande porte, a obra não irá trazer impacto no sentido de retirada de postes, árvores e alterações no trânsito.

Desativação do Pátio

A execução das obras da rotatória e do parque público trará mudanças na região, com a desativação do Pátio Centralizador de Serviços, situado na Avenida Durval Nicolau.

No local, funcionam os Departamentos de Serviços, Obras e Infraestrutura; Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento; Recursos Humanos e Administração. Ao todo, 243 servidores trabalham nas atuais dependências, segundo o Departamento de Recursos Humanos.

Novo Pátio

Desde o ano passado, a Prefeitura trabalha na construção do novo Pátio, numa área de 182 mil m², na estrada velha São João/Aguaí, imediações da empresa Elfusa. O primeiro galpão já está edificado para abrigar os Departamentos Municipais de Serviços, Obras e Infraestrutura; Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, bem como os setores de Arquivo e Almoxarifado.

Essas construções ocupam 50 mil m² de toda a área. Cerca de 170 servidores públicos serão transferidos para as novas instalações, segundo levantamento do RH. A Prefeitura também executou serviços de terraplanagem e fechamento da área, instalou redes de água e esgoto e colocou postes de energia elétrica.

As obras do novo Pátio ainda contam com refeitório (cozinha), vestiários, salas para escritórios, guarita e acabamento. O empreendimento público também terá oficinas para o conserto de máquinas e veículos, serralheria e ferramentaria. A estimativa é de que os investimentos girem em torno de R$ 6 milhões.