Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

25 de Janeiro de 2019
Assistência Social apresenta resultados do Programa Ressocializar em 2018

Atividades foram desenvolvidas em parceria com a Polícia Militar

A diretoria de Assistência Social remeteu esta semana à Assessoria de Trânsito e Segurança o relatório de atividades desenvolvidas pelo departamento no ano de 2018, em parceria com a Polícia Militar, no âmbito da Operação Delegada.

Em 12 meses, o trabalho da Polícia Militar e da equipe da Assistência Social contabiliza a inserção de 16 pessoas no programa Ressocializar, cujo objetivo é promover a reintegração social de indivíduos em situação de rua.

Por meio de iniciativas como o “Papo com Café” e “Mutirão Social”, foram realizadas 17 internações psiquiátricas e 8 encaminhamentos para tratamento de dependência química em clínicas especializadas.

No período, a Prefeitura forneceu 423 passagens de ônibus para que pessoas em condição de vulnerabilidade social pudessem retornar às suas cidades de origem.

Ainda, durante as abordagens, a Polícia Militar capturou um procurado pela Justiça, cinco pessoas foram atendidas em programa de moradia e outras quatro conseguiram emprego formal.

Segundo Eliane Rossi, diretora do Departamento de Assistência Social, o Ressocializar demanda ações integradas com a sociedade civil, setores da própria Prefeitura, como Saúde, Meio Ambiente, Cultura, Turismo e Educação, e Polícia Militar.

“Nosso trabalho busca dar visibilidade a quem está invisível, dar oportunidade de uma vida digna a estas pessoas em situação de rua”, afirmou Eliane.

Programa Ressocializar

O Ressocializar é um espaço socioeducativo para fins de reinserção social de indivíduos em situação de rua. As etapas do programa consistem em acolhida e desenvolvimento de plano Individual de atendimento, levando em consideração as especificidades de cada participante. Entre suas atribuições está o encaminhamento a serviços de saúde – CAPS AD ou CAPS II, Mutirão Social e Albergue Noturno.

Operação Delegada

A Operação Delegada foi oficializada em 2015 no município, por convênio entre a Prefeitura e o 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I). Para o seu desenvolvimento, a Prefeitura responde pela remuneração de policiais militares em dias de folga. Em contrapartida, são destacadas três viaturas a mais para atuar em conjunto com os agentes municipais de fiscalização e assistência social, em ações específicas envolvendo pessoas em situação de rua.