Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP
Fale Conosco:


Chefia de Gabinete
Administração
Ass. de Desenvolvimento Econômico
Assessoria de Trânsito e Segurança
Assistência Social
Comunicação Social
Cultura
Educação
Engenharia
Esportes
Finanças
Jurídico
Meio Amb, Agricultura e Abastecimento
Planejamento
Recursos Humanos
Saúde
Secretaria Geral
Serviços, Obras e Infraestrutura
Turismo



PROVA E GABARITO
CONSELHO TUTELAR

Arquivo Relacionado:
Convocação dos Eleitos
Relação Eleitos e Suplentes
Classificação Final
 










SÃO JOÃO EM NOTÍCIAS
Sexta-Feira 14 de Dezembro de 2018

30 de Novembro de 2018
Reinaugurado o Centro de Integração do Idoso

 
 
 

Atividades são supervisionadas pelo Departamento de Assistência Social 

Na tarde desta sexta-feira, 30, a Prefeitura de São João da Boa Vista reinaugurou o Centro de Integração do Idoso, localizado à Praça Bento Gonçalves, bairro Rosário. 

A confraternização reuniu o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, presidente da Câmara Municipal Gérson Araújo, vereadores Vick Nhola, Professora Can, Titi e João Luís Moretto, diretores municipais e usuários do equipamento público. 

Com a reforma e entrega das instalações, os cerca de 250 frequentadores retornam às atividades realizadas de forma gratuita de segunda a sexta-feira, sob a gestão do Departamento de Assistência Social. 

No prédio de 302,20 m², a administração municipal substituiu toda a parte de telhado, colocou piso novo, efetuou serviços de pintura interna e externa, readaptou sanitários que respeitam normas de acessibilidade e promoveu a ampliação de salas. 

Antes das melhorias, as instalações enfrentavam problemas que envolviam deterioração do telhado e falta de acesso adequado a deficientes físicos. Agora, com a reforma, as salas passam a ofertar melhor espaço para a realização das atividades. 

Sobre a pesquisa do Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), divulgada em 2017, que apontou São João como melhor cidade para idosos, com até 100 mil habitantes, o prefeito Vanderlei reforça que o trabalho de investimento prossegue. 

“Isso é resultado de toda uma política de atendimento ao idoso nas áreas de saúde, assistência social, educacional, enfim, todas as áreas de responsabilidade da Prefeitura. É um trabalho que começou em governos passados e nós aperfeiçoamos”, afirma o prefeito.   

No Centro de Integração, são oferecidas aulas de ginástica adaptada, dança de salão, canto coral, artesanato e até realização de bingo. Embora tenha sido fechado para reforma, os usuários não tiveram prejuízo. 

Para evitar a suspensão das aulas, a Prefeitura disponibilizou locais como o salão da igreja Atos (região central), Centro de Capacitação e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

O Centro de Integração do Idoso está vinculado ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Recanto. Para frequentar o espaço de lazer, do bairro Rosário, os interessados devem se cadastrar e passar por triagem no prédio do CRAS, situado à rua José Rodrigues Estevam, 136 – Vila Conceição. 

Centros de Convivência

Em São João da Boa Vista, além do Centro de Integração, a Prefeitura conta com três Centros de Convivência do Idoso (CCI), com atendimento para quase 130 idosos independentes com renda mensal de até dois salários mínimos.

No bairro Pratinha, onde está o CCI Dona Beloca, as moradias são destinadas a 40 pessoas. No CCI José Peres Castelhano, localizado no Jardim Nova República, 20 idosos recebem atendimento. Recentemente, a Prefeitura reformou 8 casas que compõem o conjunto habitacional. 

No bairro Solário da Mantiqueira, 68 idosos residem nas instalações da Morada Onofre Inocentini. Outros equipamentos públicos voltados para a terceira idade estão distribuídos pela cidade. O CRAS Nova República, por exemplo, abrange os bairros da parte alta da cidade (DER, Vila Brasil, Jardim São Paulo, até o Jardim Azaleias). 

Na Vila Conceição, está o CRAS Recanto, que fornece suporte para moradores do Recanto do Jaguari, Durval Nicolau (etapas 1,2 e 3), Jardim Novo Horizonte, Jardim Industrial, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Cledirna, Jardim Comerciários, Jardim Itália, Jardim Europa e Jardim Maestro Mourão. 

Na região do Parque dos Resedás, a Prefeitura mantém o Núcleo de Proteção Básica Resedás, com atendimento prioritário a moradores do bairro. 

Em todos os espaços, a administração municipal oferece atividades de artesanato, pintura em tela, dança, ginástica, prática de grupos, entre outros benefícios.  

Centro Dia do Idoso 

O Centro Dia do Idoso, construído numa área de 400 m² no bairro Recanto das Águas (entre os bairros São Benedito e Jardim Molinari), é outra ferramenta que a Prefeitura dispõe. 

O prédio, com capacidade de atendimento para 50 pessoas, deve ser entregue no início do próximo ano. Caracterizado como creche para idosos, o local reunirá atividades físicas, culturais, recreativas, alimentação e cuidados médicos, bem como ações educativas.  

Melhor cidade para idosos 

Toda essa base da Prefeitura dedicada à população idosa fez São João da Boa Vista agregar mais um importante indicador social: o de melhor cidade do Brasil para viver após os 60 anos, entre municípios com até 100 mil habitantes. 

Quem aponta é o Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). A pesquisa, realizada em 500 municípios, levou em conta não só as ações específicas para idosos, mas também a condição geral da cidade, em termos econômicos, sociais, culturais, saúde e educação. 

 

 

[ Voltar ]


JORNAL OFICIAL

CLIQUE PARA ACESSAR





A Cidade de São João
Atualização Cadastral de IPTU
Alvarás Emitidos - Validação
Cemitério
Compras e Licitações
Concursos Públicos
Consulta de Abertura de Empresa
Consulta de Processos
Convênio Empresas Servidores
Detran - SP
Diagnóstico Sócioeconômico
DIPAM Transmissão de GIA
Downloads
Exemplo Memorial de Atividades
IPVA
Notícias da Cidade
Ouvidoria
Portal da Transparência
Unidades e Serviços de Saúde
2ª Via de Tributos/Taxas
Repasses ao Terceiro Setor
Plano Municipal de Acessibilidade
COMEN
 











Vagas Abertas


©2018 • PREFEITURA DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA

ENDEREÇO
Rua Marechal Deodoro, 366
Centro - CEP 13870-223
São João da Boa Vista-SP
CONTATOS
Central: (19) 3634-1000
Pátio: (19) 3634-8000
Ouvidoria: 0800 7730156

Setor de Fiscalização: (19) 3634-1018
Setor de Licitações: (19) 3634-8006
WebSite: (19) 3634-2644

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Dg3 Comunicação