A Semana Nacional de Mobilização contra a Dengue está programada para ser realizada de 26 a 30 de novembro.
Em São João da Boa Vista, neste período de cinco dias, as 13 unidades de saúde da Prefeitura irão distribuir folhetos informativos com abordagens ao tema “Todos Juntos contra o Aedes Aegypti”.
Segundo o Departamento Municipal de Saúde, no encerramento, sexta-feira, 30, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoverá um evento educativo, das 8h às 17h, na Praça da Catedral.
Na oportunidade, serão montadas tendas infláveis que simulam duas casas definidas como certa e errada. Em uma delas, o público observará uma residência limpa e sem objetos que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes Aegypti.
Já a outra tenda irá simular como uma residência em condições inadequadas (acúmulo de lixo) pode favorecer a proliferação do vetor responsável por transmitir doenças como dengue, chikungunya e zika vírus.
Ainda na Praça da Catedral, alunos da rede municipal de ensino irão participar de uma exposição, onde serão apresentados cartazes com frases educativas voltadas ao tema.
Com a aproximação do verão e a probabilidade de chuva, a Prefeitura de São João da Boa Vista alerta a população sobre os riscos e perigos causados pelo mosquito aedes aegypti.
O mosquito é o transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e zika, além de ter potencial para transmissão da febre amarela. EM todos os anos, o Brasil é assolado por epidemias, com enormes prejuízos ao sistema de Saúde, economia, trabalhadores e, consequentemente, famílias.
Em situação mais grave, essas doenças podem matar ou causar sequelas. No entanto, tudo pode ser evitado com o controle do mosquito. Segundo o Departamento Municipal de Saúde, a população pode reservar apenas 10 minutos por semana para fazer uma inspeção em casas, quintais, terrenos, empresas, escolas e igrejas.
Instituições da sociedade civil, ONGs, associações, sindicatos, conselhos municipais e CIPAs têm papel importante na mobilização, bem como Instituições públicas e privadas de Educação, Cultura, Desenvolvimento Social, Esporte, Segurança Pública e Saúde.
Em comunicado que será entregue à população, o Departamento de Saúde da Prefeitura “reconhece a importância da responsabilidade social dos empreendimentos econômicos do comércio, indústria, construção civil e prestadores de serviço em favor da saúde pública. Com essas medidas simples, somadas a atividades permanentes de controle desenvolvidas pelo Departamento de Saúde, seremos capazes de evitar epidemia no município”, reforça.