Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

27 de Agosto de 2018
Teatro da Estação das Artes recebe seu primeiro espetáculo

Grupo da AVAPED encena peça sobre inclusão social no Festival Leilah Assumpção

O Teatro das Estação das Artes, localizado na antiga Estação Ferroviária, abriu suas portas ao público pela primeira vez na tarde do último sábado, 25. Na ocasião, o espaço cultural criado pela administração municipal recebeu na estreia o grupo AVAARTE - da Associação de valorização as pessoas com deficiência (AVAPED) - com a peça teatral “Biologia do Amor”. O espetáculo integra o 5° Festival Regional de Teatro Amador Leilah Assumpção.

O AVAARTE teve início em dezembro de 2017, quando surgiu a ideia de montar um grupo teatral que unisse a psicologia à arte. A psicóloga voluntária da AVAPED, Josiane Marchiori, comenta a importância de utilizar o palco do Teatro da Estação.

“É muito bom, traz maior segurança, o que com certeza irá ajudar muito em nossas apresentações, sem contar que onde ensaiávamos não havia muito espaço”. Além do AVAARTE, o grupo teatral de Mogi Mirim, Vidraça, também se apresentou.

O teatro, que tem 500 m², conta com cento e sessenta e cinco poltronas e quatro espaços exclusivos para cadeiras de rodas, palco com dimensões de 70 m², camarins, banheiros e corredores adequados. O espaço atende a todas as normas de acessibilidade e segurança, bem como determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Segundo o Assessor do Departamento de Cultura, Carlos Augusto Castilho “o teatro da Estação das Artes é totalmente adequado para receber pessoas com deficiência física, tanto as que se apresentarão no palco quanto as que estarão na plateia”.

Emocionado, o produtor teatral, ex-diretor municipal de Cultura, e idealizador da Estação das Artes, Beto Simões, convidado para compor o júri do Festival Leilah Assumpção, afirmou que o Teatro é um sonho realizado. “Na época que eu era diretor do Departamento de Cultura, eu já conhecia a estação, e tinha a vontade de transforma-la em um espaço cultural.

Este objetivo fazia parte da minha lista, das várias coisas que eu tinha vontade de fazer em São João da Boa Vista, chamada ‘sonhos e delírios’. E agora com esta construção todos poderão ver que ‘sonhos e delírios’ deu certo, o sonho se realizou e o delírio, agora, é só de alegria”.

O 5° Festival Regional de Teatro Amador Leilah Assumpção termina na sexta-feira, 31. Esta semana, na quarta-feira, 29, sobem ao palco o grupo da Sociedade Esportiva Sanjoanense, e o Projeto Vida Ativa. Na sexta-feira, 31, será a vez do grupo Powerline.

PROGRAMA EXIBIDO EM
08/09/2018