Segunda-Feira 23 de Abril de 2018

13 de Abril de 2018
Papo com Café reúne mais de 20 pessoas em situação de rua

O objetivo principal é divulgar os serviços da Assistência Social

Na manhã de hoje o Departamento de Assistência Social promoveu mais uma edição do projeto Papo com Café, no Albergue Noturno “Bom Samaritano”, com a presença de 23 pessoas em situação de rua. A iniciativa conta com a colaboração de voluntários para a prestação de serviços a pessoas em situação de rua.

A ação é um convite para os beneficiários participarem de atividades de convívio em grupo e receberem informações dos serviços disponibilizados pela Prefeitura de São João por meio da Assistência Social.

“A Assistência oferece banho, albergue, passagens e atividades de convívio em que a gente faz um acompanhamento para realmente ressocializar”, afirma a diretora de Assistência Social, Eliane Rossi. “Aí entra a rede socioassistencial, que é o CAPS, Departamento de Saúde e outros parceiros”.

Papo com Café

Muito mais que um café da manhã, a reunião de pessoas em situação de rua é feita para informá-los sobre programas e auxílios da Prefeitura de São João, prestar serviços gratuitos com a ajuda de voluntários e incentivar a autonomia de cada participante por meio de debates, terapias e dinâmicas.

O idealizador do projeto foi o estagiário de Psicologia da Assistência Social, Thales do Nascimento. “Nós desenvolvemos o Papo com Café com a necessidade de nos inserir no mundo deles”, conta. “Hoje em dia, eles é que vêm até a gente, eles buscam o Papo com Café e aceitaram muito bem”.

Voluntários

Segundo a Assistência Social, uma parte essencial do projeto são os voluntários que prestam seus serviços gratuitamente para as pessoas em situação de rua. “A gente deixa em aberto para novos colaboradores”, diz a técnica do Plantão Social, Adriana Toneto. “Quem quiser participar só precisa procurar a Assistência, que a gente já encaixa para o próximo Papo com Café”.

Na edição desta sexta-feira, dia 13, estiveram presentes a podóloga Carol Falda, a cabeleireira Helenilza Oliveira e os pastores Fabrício Souza e Marcos Antônio Costa.

“Eu me alegrei muito quando recebi o convite do Departamento de Assistência Social”, declara o presidente da Associação de Pastores Evangélicos (Apes), Fabrício Souza. “Quando nós fazemos esse trabalho, você vem, prepara um café delicioso como esse, traz a palavra de Deus, traz uma psicóloga, uma podóloga, uma cabeleireira, isso vai mostrar para essas pessoas que elas são importantes e que elas têm valor”.

Para ser um colaborador, entre em contato com o Departamento de Assistência Social pelo e-mail: plantaosocial@saojoao.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3631-0301.

PROGRAMA EXIBIDO EM
14/04/2018