Terça-Feira 17 de Julho de 2018

03 de Abril de 2018
Olimpíada de Informática reforça ensino em escola municipal

O professor Gudernai Lorenzo criou a Olimpíada de Informática
O desempenho da aluna Isadora Mathias melhorou por conta do projeto
Os alunos aprendem várias matérias por meio de jogos pedagógicos

Projeto aprimora aprendizagem dos alunos da EMEB José Peres Castelhano

Uma metodologia de ensino de informática, desenvolvida na EMEB José Peres Castelhano, em São João da Boa Vista, está ajudando a melhorar o desempenho de alunos em diversas disciplinas.

A iniciativa do professor Gudernai Aparecido Lorenzo, mais conhecido por Gud, consiste em utilizar jogos pedagógicos nas aulas de informática para identificar as necessidades dos alunos e introduzir alternativas que facilitem o aprendizado.

“Eu converso com a coordenadora pedagógica da escola, vejo quais são as dificuldades das crianças e crio ou procuro jogos que tenham o conteúdo que eles precisam reforçar, aproveitando a tecnologia para avançar no conhecimento escolar”, explica o professor.

Aluna do 5° ano, Isadora Mathias, de 10 anos, revela que tinha problemas com a língua portuguesa, mas após as aulas de informática conseguiu superar esses obstáculos. “Eu tinha dificuldades em acentuar palavras e pontuação e os jogos me ajudaram bastante, eu sinto felicidade e muito orgulho disso”, comemora.

Olimpíada de Informática

Como incentivo, em todas as aulas os alunos são premiados com medalhas, que no final do ano são contabilizadas para a premiação dos três primeiros lugares. O professor diz que a ideia da Olimpíada foi uma maneira de recompensar o esforço dos alunos que terminam suas tarefas, gerando motivação e uma competição saudável entre eles.

A diretora da escola Fernanda Maniasse afirma que a “Olimpíada de Informática” é uma ferramenta muito rica no aprendizado dos alunos. “Ele consegue levantar as dificuldades das crianças e ver onde os professores precisam trabalhar mais em sala de aula, trazendo a evolução das crianças pra gente, então é uma atividade riquíssima” disse a diretora.

IDEB 7.4

Com 7.4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) a EMEB José Peres Castelhano alcançou nota acima da média nacional e tem a segunda melhor avaliação do município, se destacando na qualidade de ensino.

Segundo a diretora de Educação, Maria Helena Angelini Santana, um projeto inovador como esse é resultado do trabalho integrado de professores, gestores, assistentes pedagógicas e supervisoras de ensino do Departamento Municipal de Educação, em prol do desenvolvimento do aluno.

PROGRAMA EXIBIDO EM
09/06/2018