Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

Sexta-Feira 14 de Dezembro de 2018

09 de Março de 2018
Reunião discute combate a dengue, febre amarela e escorpiões

Reunião no Salão Nobre do Executivo

As ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram tema de uma reunião, nesta quinta-feira, dia 8, na Prefeitura de São João da Boa Vista.

Convocados pelo prefeito Vanderlei Borges de Carvalho, estiveram presentes o chefe de Gabinete José Carlos da Silva Dória; o diretor do Departamento de Saúde, Lúcio Doval; o administrador do Cemitério Municipal, Carlos Ignácio; e o coordenador do CCZ, Marcelo Menato.

Entre os assuntos abordados, a estratégia do controle de vetores da febre amarela e dengue e o combate à proliferação de escorpiões.

Segundo Lúcio Doval, em relação à dengue, o trabalho apresenta alto índice de efetividade, em função da atuação constante de uma equipe de 13 agentes ambientais, que visitam bairros, casa a casa, orientando a população a eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti. Em 2017, foram registrados 6 casos de dengue. Esse ano, até o momento, houve 1 caso positivo.

Sobre a febre amarela, após a confirmação da contaminação de uma mulher de 40 anos, na zona rural de São João da Boa Vista, a Prefeitura intensificou a vacinação em todas as unidades de saúde. Até 5 de março foram aplicadas 48 mil doses da vacina; a meta do Departamento de Saúde é imunizar cerca de 90 mil pessoas.

Escorpiões

Indagado pelo prefeito, acerca das recentes reclamações de moradores do Parque dos Jequitibás, sobre o aparecimento de escorpiões no bairro, o coordenador do CCZ, Marcelo Menato, afirmou que, nos registros de 2017, consta apenas uma denúncia referente à presença de escorpiões na área.

Nos três primeiros meses deste ano, segundo o coordenador, o CCZ também recebeu uma reclamação do Parque dos Jequitibás. Todas as notificações de ocorrência de escorpião são verificadas pela equipe do CCZ.

Durante a visita domiciliar, os munícipes recebem o folheto informativo com procedimento de manejo ambiental a ser adotado nas residências.

Providências

Nos próximos 30 dias, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, promoverá capacitação de agentes para captura de escorpiões. Estes profissionais serão designados para um trabalho específico no Cemitério Municipal São João Baptista, e em regiões da cidade cujo aparecimento de escorpiões tem aumentado.

Orientações

• Mantenha sempre limpos os jardins e quintais, aparando sempre a grama e vegetações rasteiras.

• Evite o acúmulo de entulhos e materiais empilhados, tais como: madeiras, tijolos, pedras ou outros restos de materiais de construção nas proximidades das casas.

• Elimine corretamente o lixo doméstico e o material proveniente da varredura de quintais e áreas externas evitando o acúmulo de folhas, gravetos nas proximidades das casas.

• Limpe periodicamente terrenos baldios.

• Mantenha vedada bem as frestas em portas, janelas, muros, pisos e paredes. Evite paredes sem revestimento.

• Coloque telas em ralos de esgoto e águas pluviais.

• Preserve os inimigos naturais dos escorpiões: corujas, lagartos e sapos.

• Controle a proliferação de insetos que servem de alimento para os escorpiões principalmente as baratas.

Como evitar acidentes?

• Vistorie bem as roupas e calçados antes de vesti-los.

• Mantenha limpas as gavetas e armários.

• Mantenha afastados os móveis, as camas e berços das paredes.

• Inspecione frequentemente atrás de sofás, quadros e móveis.

• Use proteção para as mãos (luvas de raspa) quando for remover pedras, madeiras, materiais para construção e entulhos.

• O que fazer em caso de ACIDENTE?

• Em caso de ser picado por um escorpião, procure imediatamente um posto de atendimento médico.

Foto: José Carlos Dória (chefe de Gabinete), Carlos Ignácio (administrador do Cemitério), prefeito Vanderlei, Lúcio Doval (diretor de Saúde), Marcelo Menato (coordenador do CCZ).