Boa Noite! Bem-vindo ao Portal da Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

Avenida Izette Corrêa Fontão
Novos postes

Iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Elektro

Novos postes de iluminação, 48 no total, com lâmpadas LED, começaram a ser instalados no canteiro central da Avenida Izette Corrêa Fontão, região do Jardim Ipê, em São João da Boa Vista.

Os serviços, executados por empresa contratada pela Prefeitura, tiveram início na quarta-feira, 31. Na ocasião, as luminárias antigas, modelos de vapor de sódio, começaram a ser substituídas.

A proposta da administração municipal é implantar padrões modernos e eficientes de iluminação, bem como adequar-se à norma NBR 5101, que estabelece os parâmetros necessários para iluminação de qualidade nas vias públicas.

A obra, prevista para ser concluída no próximo dia 22, integra o Programa de Eficiência Energética (PEE) da Elektro. Para realizar este tipo de trabalho, a concessionária destina parte de seu faturamento a projetos de eficiência energética em diversos setores, incluindo iluminação pública.

Segundo o Departamento Municipal de Planejamento, para a viabilização do projeto em São João foi necessário realizar um levantamento do valor total da obra, que ficou orçada em R$ 471.239,06. Diante dos valores, a Prefeitura ofereceu, como contrapartida, a quantia R$ 109.250,70.

Ricardo S. Carvalho, engenheiro eletricista da Prefeitura, explica que os postes anteriores da Avenida Izette têm o formato de quatro pétalas cada um, enquanto que os novos modelos foram fabricados com apenas duas pétalas mais eficientes.

O engenheiro ainda reforça que as novas lâmpadas LED irão reduzir o consumo com estimativa de 68,56%, além de outros benefícios.

“Por possuir um alto índice de reprodução de cor e temperatura de cor neutra, as lâmpadas permitem melhor visibilidade de detalhes e sensação de segurança para os pedestres e para os veículos que circulam pela via”, afirma.

As próximas melhorias envolvem a alocação de mais 44 postes no canteiro central para reduzir a distância entre os pontos de iluminação e possibilitar mais uniformidade ao longo da Avenida Izette.

Todas as luminárias antigas existentes nos postes da Elektro também serão modificadas. Para São João, já existem outros dois projetos de eficiência energética, pré-aprovados pela Elektro, aguardando análise e aprovação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica - para a celebração do termo de compromisso.

De acordo com o Departamento de Planejamento, o primeiro projeto, no valor de R$ 794.974,62, com a contrapartida municipal de R$50.000,00, consiste na retirada de 511 e instalação de mais 315 luminárias LED. Essas melhorias estão programadas para o Jardim Cledirna, Rosário, Vale do Sol, Jardim Europa, Jardim Del Plata, Praça da Bandeira, PraçaJúlio Mesquita e Templo Mãe Maria.

Trechos das ruas Henrique Cabral de Vasconcelos, Professor Hugo Sarmento e avenidas Rotary e Otávio da Silva Bastos fazem parte do cronograma.

O projeto mais recente, com valor total R$457.875,91, e contrapartida de R$100.000,00 da Prefeitura, consiste na retirada de 278 unidades e instalação de 259 luminárias.

Os benefícios estão agendados para a Avenida Pedro Rezende Lopes, trechos das Avenidas 13 de maio e Senador Marcos Freire, praça Benedito Galli e ruas dos bairros DER e Vila Brasil: João Batista de Almeida Barbosa, Eduardo Lopes Castilho, Luz Vaz de Camões, Mato Grosso, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Luiz Lázaro Zamenhof, Manoel da Costa Patrão, Scipião Toniza, Josias Freire Santiago, Israel Vieira Ferreira e João Pio Vaz.

Transparência Fiscal